Essa pesquisa objetivou analisar a realidade do ensino e conhecimento da Cartografia como linguagem de representação, dos professores de Geografia da 5ª série do ensino fundamental em escolas públicas de Cáceres/MT. As informações de campo foram obtidas nos anos de 2000 e 2001, através de: 1- questionários e atividades práticas com mapas, para investigarmos o conhecimento dos professores quanto a linguagem cartográfica e seu compromisso com procedimentos metodológicos ao utilizar a Cartografia como linguagem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Geografia; 2- ficha catalográfica, para analisarmos os mapas temáticos do livro didático, utilizado pelos professores em sala de aula. Identificamos como principais problemas: 1-dificuldades conceituais e metodológicas/procedimentais dos professores quanto a linguagem cartográfica e o ensino de Geografia; 2- ausência de uma metodologia de ensino da linguagem cartográfica no livro didático. Os dados levantados nas investigações de campo foram analisados com base na pesquisa bibliográfica, o que nos possibilitou caminhar da identificação das necessidades dos professores de sala de aula, para discussão das possibilidades/alternativas para superar as dificuldades e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Geografia nos diferentes níveis.