Formação inicial e continuada dos professores de Geografia da rede pública estadual na cidade de Maringá-PR: necessidades e possibilidades para inovação do fazer pedagógico
MARTINI, Vera Aparecida da Silva
Esta pesquisa é um “Estudo de Caso” desenvolvido com professores que ministram aulas de Geografia para alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas estaduais na cidade de Maringá-PR. A metodologia utilizada nos instrumentalizou para a elaboração de uma análise da formação inicial e continuada desses professores e sua contribuição para a qualidade do processo ensino-aprendizagem do aluno. O compromisso dos professores com a qualidade das aulas foi investigado por meio de formulário, observação de aulas e entrevistas. Neste sentido, este trabalho faz uma análise sobre a formação continuada dos professores observados no “Estudo de Caso”. A análise engloba os cursos ofertados pelo Estado a esses professores e discute as mudanças que deveriam ocorrer nesses cursos para atenderem às reais necessidades dos professores, de forma a torná-los habilitados para inovar o fazer pedagógico.