Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O corpus compreende quatro editoriais, sendo dois do jornal O Globo e dois do jornal Folha de São Paulo, todos veiculados no período de 2003 a 2004. O foco da pesquisa se concentra na observação de como são utilizadas as estratégias discursivas no desenvolvimento desse discurso que pode ser analisado como polêmico e como se dá o processo argumentativo, visando a destacar marcas ideológicas das relações que estão implícitas na produção desse discurso. Alicerçamos nossos estudos na Teoria da Argumentação, a partir do que indicam Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2000), e na Análise Critica do Discurso (ACD), segundo as pesquisas de Teun A. van Dijk (1983; 2000; 2004 e 2005), entre outros. Como todo fato divulgado pela imprensa não pode ser apartado de seu contexto específico de produção, este trabalho também observa como os decretos indicaram a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro dentro dos parâmetros político-educacionais, buscando destacar, por meio da análise do Corpus, o papel desempenhado pela mídia (a imprensa) como construtora de imagens e sentidos.
Palavras-chave: Argumentação e retórica. Editorial. Ensino religioso. Ideologia. Jornalismo.