Educadores


Ínicio : Arte : Artigos : 

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Música na educação infantil: um mapeamento das práticas e necessidades de professoras da rede munici Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
DINIZ, Lélia Negrini; BEN, Luciana Del

Este artigo consiste em um relato de pesquisa que teve como objetivo investigar a presença da música nas práticas pedagógicas de professoras de educação infantil. As perspectivas que nortearam a investigação foram a legislação brasileira sobre educação infantil, bem como estudos sobre a formação e atuação dos professores unidocentes. O método escolhido foi o survey de desenho interseccional, sendo que os dados foram coletados por meio de questionário. Participaram da pesquisa 123 professoras das 33 escolas de educação infantil e 7 jardins de praça da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Os resultados descrevem as práticas pedagógico-musicais das professoras, as bases que sustentam essas práticas, bem como as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de música na educação infantil. As considerações finais apontam para a necessidade de investir na formação musical continuada das professoras e de estabelecer parcerias e ações entre governos e instituições educacionais para o fortalecimento do ensino de música na educação infantil.

Palavras-chave: Educação musical na educação infantil. Formação de professores unidocentes. Necessidades dos professores de educação infantil.

Downloads 687  687  Tamanho do arquivo 95.39 KB  Plataforma Revista da ABEM, V.15   Site http://www.abemeducacaomusical.org.br/revistas.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.