Educadores


Ínicio : Arte : Artigos : 

Categoria: Arte Artigos
Fazer Download agora!Spolin e Stanislavski: intersecções no ensino e na prática do teatro  Popular Versão: PDF
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
TEIXEIRA, Ana Paula; CAMARGO, Robson Corrêa de

Este artigo tem como objetivo perceber pontos de diálogo entre os jogos teatrais, na perspectiva de Viola Spolin, com as reflexões de Richard Courtney e Vygotsky e de outras práticas teatrais, especificamente as técnicas psico-físicas de Stanislavski. A pesquisa aconteceu no curso de graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2003-2007), envolvendo pesquisa prática e bibliográfica. Motivada pela necessidade de pensar a formação dos profissionais de teatro e pedagogos na realidade contemporânea, iniciou-se uma reflexão entre as práticas teatrais e a educação. Em seqüência, utilizou-se das postulações de Stanislavski para tratar aspectos da interpretação do ator no que diz respeito a formação do profissional e praticante desta arte. Posteriormente direcionou-se para a percepção de pontos de diálogo com a proposta dos jogos teatrais de Spolin, estudados na disciplina de mesmo nome (2005). Assim foi possível perceber como elementos do método de análise através das ações físicas, também conhecido como análise ativa, contribuem para a fundamentação dos jogos teatrais.

Palavras-chave: Análise ativa. Jogos teatrais. Teatro improvisacional. Método das ações físicas.

Downloads 976  976  Tamanho do arquivo 257.19 KB  Plataforma Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Ja  Site http://www.revistafenix.pro.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.