Este artigo apresenta um estudo relativo à reconstrução do conhecimento sobre ética animal por alunos de uma turma de 6º etapa (referente ao 3º ano do Ensino Médio) de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através de uma Unidade de Aprendizagem. As informações foram obtidas por meio de um questionário inicial de sondagem, da produção textual dos alunos ao longo da UA, do diário de aula e do questionário final. A metodologia de análise foi descritiva e interpretativa, em uma abordagem predominantemente qualitativa. Como resultado foi possível constatar que os alunos, ao longo da UA, pesquisaram questões sociais relacionadas à ética animal partindo de suas dúvidas e questionamentos. Houve destaque no crescimento em relação aos conhecimentos prévios, assim como o aumento da capacidade de argumentação e do senso crítico, com segurança e autonomia. Os alunos apresentaram um conhecimento mais aprofundado, com consistência teórica, abordando diferentes valores e contextos.
Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem. Ética animal. Reconstrução do conhecimento. Educação de Jovens e Adultos.