SEREIA, Diesse Aparecida de Oliveira; PIRANHA, Michele Marques
Acreditando ser uma problemática encontrada num colégio público do oeste do PR, foi proposto o uso de aulas práticas investigativas no decorrer da disciplina de ciências em 2008 para 92 alunos de 7º séries do ensino fundamental com altos índices de indisciplina. Vários foram os objetivos, dentre eles estão à ampliação do espaço educacional para além das salas de aula, uma maneira de vivenciar conteúdos na prática onde erros e acertos foram valorizados no decorrer do processo de ensino e aprendizagem e a sensibilização dos alunos com relação ao meio ambiente escolar. O trabalho foi dividido em três etapas, primeiramente na fundamentação teórica, seguida das confecções de terrários, com uma observação periódica e posterior discussão dos dados obtidos. Os alunos passaram a relacionar o que foi aprendido em sala de aula com o seu dia-a-dia. Além disso, podem-se destacar outras conquistas como diminuição da indisciplina em sala de aula, cooperação e o interesse dos alunos.
Palavras-chave: Práticas investigativas. Construção do conhecimento. Terrários.