Descrição:
RODRIGUES, Cristiane Rodrigues de; COELHO, Suzana Maria; AQUINO, Aline Scaramuzza.
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de investigar o perfil epistemológico, atitudes e reações de futuros professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, num contexto de oficinas centradas na experimentação com materiais de baixo custo no campo da eletricidade estática. A principal técnica de coleta de dados foi a observação participante. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual, linguística e psico-cognitiva, mas indicam também reações positivas, por parte dos sujeitos da pesquisa, como preocupação com a prática docente e com a aprendizagem do aluno. Amaioria dos participantes manifestou ideias condizentes com concepções construtivistas de ensino e aprendizagem, mas permaneceram, em alguns discursos, indícios de dificuldades de ruptura com modelos pedagógicos tradicionais. Concluiu-se que a metodologia experimental, além de ter favorecido o desenvolvimento cognitivo e de atitudes investigativas, possibilitou, graças à mediação e à interação propiciadas, uma tomada de consciência de possíveis estratégias didático-pedagógicas inovadoras em sala de aula.
Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Séries iniciais.
|