Descrição:
MAIA, Raquel Ferreira; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto.
A prática do jogo nas aulas de Educação Física, muitas vezes, caracteriza-se sob a forma de competição, e professores com uma visão reduzida, não desenvolvem os Jogos Cooperativos (JC), nos quais o contrário de competir, o objetivo é cooperar. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos JC no processo educacional, avaliando o envolvimento e grau de aceitação dos alunos por meio de Jogos Competitivos X Cooperativos. Com isso, oferecer aos professores, subsídios para ampliar sua visão quanto à utilização destes jogos, mostrando que uma pequena mudança na regra do mesmo jogo pode trazer grandes benefícios no processo dos relacionamentos. Participaram desta pesquisa 95 alunos da 2o a 4o série, com idade de 7 a 10. As aulas foram realizadas em 2 semanas, 2 x por semana com duração de 50 minutos cada. A conclusão foi que os jogos cooperativos devem ser mais explorados, pelo fato da boa aceitação dos alunos. Por outro lado, a competição no jogo também faz parte do aprendizado, pois precisam aprender a vencer e a perder. Portanto, é preciso cultivar equilíbrio na utilização dos jogos, pois um grande desafio na educação física escolar é a aproximar o ideal (Jogos Cooperativos) do real a (Jogos competitivos).
Palavras chave: Cooperativos. Jogos Competitivos. Educação Física Escolar.
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