Esse estudo, de caráter descritivo, objetivou analisar como a ginástica geral pode ser desenvolvida na Educação Física escolar a partir da pedagogia histórico crítica. Por meio da aplicação de aulas de ginástica geral para alunos do Ensino Fundamental de uma instituição pública do município de Maringá-Paraná-Brasil, apresentamos encaminhamentos metodológicos para o trato com esse conhecimento. A presente pesquisa constituiu-se de quatro etapas: estudo de abordagens metodológicas; localização de como a ginástica geral poderia ser trabalhada a partir da abordagem escolhida; elaboração e aplicação de 12 aulas de ginástica geral com base pedagogia histórico-crítica para alunos de primeira série e, interpretação das experiências de ensino com a ginástica geral na Educação Física escolar. Encontramos algumas dificuldades na ação docente com essa abordagem, sobretudo pela falta de experiência dos alunos com uma prática pedagógica que privilegie a reflexão crítica. Entretanto, o estudo indica a viabilidade da ginástica geral como conhecimento da Educação Física escolar e aponta a necessidade de entender sua dimensão educacional.