Descrição:
PADILHA, Sergio Leite; PIETA, Silvia Aparecida
Compreender o processo de aprendizagem escolar da criança significa estar atento a todos os elementos que realmente influenciam o mesmo. Desta forma realizou-se este estudo, o qual se caracterizou como uma pesquisa de campo com metodologia experimental, com o objetivo de trabalhar a volta à calma, bem como avaliar a contribuição dessa atividade dentro das aulas de Educação Física para a melhoria do aprendizado escolar das crianças do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada no Colégio Oscar Rocker, no município de Palmas - PR, com 25 alunos, escolares da 4ª série do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em dois momentos, um primeiro, com a volta à calma e outro sem, comparando o mesmo sujeito em dois momentos. Foi utilizado, como instrumento de coleta, a intermediação de conteúdos da Matemática, em seguida uma prova escrita sobre o mesmo conteúdo. Com a análise dos resultados concluiu-se que a volta à calma influencia significativamente na aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, das séries iniciais. Os resultados indicaram que a média do teste escrito aplicado após a aula de Educação Física com volta à calma (7,52 ± 1,90) foi significativamente maior (p = 0,00) que a média obtida no teste escrito realizado após a aula sem volta à calma (5,33 ± 2,37). Comparando-se a diferença entre as médias (MD = 2,19) houve aumento de 41,09% entre os resultados com e sem volta à calma.
Palavras-chave: Volta à Calma. Aprendizagem. Educação Física.
|