Educadores



Categoria: Ensino Religioso Artigos
Fazer Download agora!O Livro Religioso no Brasil Recente: Uma Reflexão sobre as Estratégias Editoriais de Espíritas e Eva Popular Versão: pdf
Atualização:  11/6/2012
Descrição:
LEWGOY, Bernardo

O segmento do livro religioso é o que mais tem crescido no mercado editorial brasileiro. O presente artigo sugere um mapeamento preliminar deste fenômeno, partindo da hipótese de que o livro e a leitura, quando relacionados com o universo religioso, nem podem ser reduzidas a expressões particulares do crescimento geral de determinados grupos religiosos, nem podem ser nivelados a um genérico mercado religioso, apresentando problemáticas e características próprias. O mercado editorial religioso expressa tanto o crescimento de grupos particulares – como os neopentecostais – quanto tendências culturais genéricas de passagens entre fronteiras doutrinárias e denominacionais, aonde o grau de troca interdenominacional, expresso pelos indicadores do mercado e pelos títulos das editoras é maior do que o admitido pelos discursos dos líderes das Igrejas. A partir do exame dos casos espírita e evangélico, pergunta-se aqui pela autonomia do fenômeno e sugere-se que tanto as ideias de mercado quanto de cultura devem ser combinadas a fim de dar conta de um modelo interpretativo abrangente do fenômeno.

Downloads 719  719  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFGRS  Site http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CienciasSociaiseReligiao/article/view/2266
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.