Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Argumentação no Discurso de um Professor e seus Estudantes sobre um Tópico de Mecânica Newtoniana Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
VIEIRA, Rodrigo Drumond; NASCIMENTO, Silvania Sousa do

Neste artigo consideramos algumas contribuições aos processos de ensino e aprendizagem na formação inicial de professores de Física à luz de um referencial teórico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episódio de ensino com contraposição de ideias sobre uma noção cuja definição tem sido pouco considerada na própria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a ação pedagógica do professor formador refletiu-se na produção de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparações destes resultados com aqueles da educação básica.

Palavras-chave: Formação de professores. Processos de ensino e aprendizagem. Argumentação.

Downloads 1812  1812  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 2, 2007  Site http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1084
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.