Categoria: Física Artigos |
Natureza da ciência numa sequência didática: Aristóteles, Galileu e o movimento relativo |
Versão: pdf Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
SILVEIRA, Alessandro Frederico da; ATAÍDE, Ana Raquel Pereira de; SILVA, Ana Paula Bispo da; FREIRE, Morgana Lígia de Farias
Muitas pesquisas em Ensino de Física nos últimos anos têm apontado a inclusão da História e Filosofia da Ciência (HFC) como uma possibilidade para ensinar ciência e sobre ciência. De acordo com estas pesquisas, HFC pode melhorar a compreensão da ciência como uma atividade humana e facilitar a aprendizagem de conceitos científicos. Neste trabalho buscamos atingir esses dois objetivos, através de um episódio histórico sobre o movimento relativo. Elaboramos uma sequência didática usando atividades como leitura, elaboração de cartazes e encenação que envolveram tanto a parte conceitual quanto histórica sobre movimento relativo. As atividades desenvolvidas nesta sequência didática permitiram explorar alguns aspectos da natureza da ciência e também mostrar aos alunos que a Física possui mudanças de paradigmas. As discussões sobre as ideias de Aristóteles e Galileu sobre o movimento relativo serviram para mostrar que os conceitos devem ser analisados dentro de uma concepção de mundo. De forma geral, os alunos aprovaram as atividades baseadas numa abordagem histórica e adquiriram uma nova visão sobre a evolução dos conceitos da física.
Palavras-chave: ensino de física, natureza da ciência, história e filosofia da ciência, movimento relativo.
|
3523 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID96/v5_n1_a2010.doc |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.