Educadores


Ínicio : Física : Artigos : 

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.

Downloads 780  780  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.