Categoria: Geografia Artigos |
Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza
Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.
|
2849 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.