Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.
Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.
Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.
|