Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo
Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.
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