Educadores


Ínicio : História : Artigos : 

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
GIL, Natália de L.

O presente artigo pretende contribuir para a reflexão acerca das estatísticas educacionais como fonte para as pesqui­sas em História da Educação. Buscou-se aqui, principalmente, desvelar a maneira pela qual foram produzidas, no âmbito central, as estatísticas educacionais referentes ao período de 1871 a 1931. Foram analisados relatórios oficiais – da Diretoria Geral de Estatística – e repertórios estatísticos editados por aquela repartição, onde se buscou localizar as recomendações e definições para a realização dos trabalhos. Pretendeu-se, problematizando as fontes documentais de estatística educacional e suas interpretações mais comuns, diminuir o desconhecimento sobre a origem de números escolares, que, eventualmente, são utilizados em pesquisas atuais sem o conveniente exame crítico.

Palavras-chave: História da Educação. Estatísticas escolares. Fontes históricas.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.