O objetivo destas breves reflexões reside em descrever e refletir sobre o programa Olimpíada Nacional em História do Brasil, concebido em 2008 e desenvolvido ao longo de duas realizações concretas (as Olimpíadas Nacionais de 2009 e 2010), dentro do âmbito das Olimpíadas Científicas do CNPq/ Ministério da Ciência e da Tecnologia. Concebida como um concurso em equipe, e em sua maior parte ocorrendo a distância, a Olimpíada Nacional em História do Brasil nos remete a alguns temas fundamentais (e difíceis) sobre o conhecimento que produzimos como historiadores e professores, sua percepção em sala de aula e o potencial em explorar as metodologias do campo do historiador com estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio. Obriga-nos também a pensar nas possibilidades de mecanismos de avaliação pertinentes ao conhecimento ao mesmo tempo aberto e rigoroso ao qual nos dedicamos – a história - e a nos questionar sobre as especificidades regionais do conhecimento histórico entendido muitas vezes como de validade nacional.
Palavras-chave: Olimpíadas de História. Ensino de História. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.