Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.