Descrição:
ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa
A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Devido a isso, a mensagem trata a base informativa de forma manipulada, objetivando transformar a consciência do possível comprador. Para que isso aconteça, a propaganda utiliza todos os recursos disponíveis na língua portuguesa, apropriando-se de signos verbais em conjunto com signos visuais, para dar maior impacto em suas peças. Os anúncios publicitários geralmente são dotados de uma estrutura predefinida, composta por título, texto, apelo final e marca acompanhada de slogan. Este será o objeto de nosso estudo, considerando muitas de suas características e seu aspecto polifônico na análise do discurso. A polifonia nos slogans contribui para designar as diversas perspectivas, os pontos de vista ou posições que se representam nos enunciados nas mais diversas circunstâncias. Utilizaremos anúncios impressos, retirados de revistas diversas, como corpus do trabalho e, quando necessário, remeter-nos-emos a alguns anúncios radiofônicos. A dimensão dos anúncios digitalizados não poderá ser muito pequena devido à legibilidade dos slogans que já são grafados em letras reduzidas nos anúncios.
Palavras-chave: Enunciação.Polifonia. Slogan.
|