O objetivo deste trabalho é descrever e analisar as relações metadiscursivas do samba produzidas entre 1929 e 1945 a partir da comunicação que estabelecem com os fatores extralinguísticos de cunho cultural, social e histórico. A escolha das canções para a composição do corpus está condicionada à manifestação das relações metadiscursivas e de sua relação com a construção de uma identidade nacional, representadas pelo que Bezerra (2005) rotula por metacanção - aquela que faz algum tipo de menção a si mesma - e canção metadiscursiva - referência ao próprio discurso líteromusical. Como nossa pesquisa não possui caráter quantitativo, selecionamos, para a formação do corpus, as canções que concentrem uma maior representatividade da metadiscursividade. A pesquisa é dirigida sob a perspectiva da Análise do Discurso, mais especificamente a francesa, orientada por Dominique Maingueneau. Essa linha de investigação nos conduz a tomarmos o discurso como o resultado da relação entre o texto e suas condições de produção. Para isso, tomamos por base teórica os estudos de Maingueneau (1997, 2008), que trabalham com os conceitos de metadiscursividade, posicionamento, comunidade discursiva e discurso constituinte.