Buscou-se identificar compreensões de professores de Ciências sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) com a finalidade de respaldar ações no processo de formação inicial e continuada de professores de Ciências. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se segundo dois eixos complementares: a explicitação e fundamentação de parâmetros sobre interações entre CTS e a realização de entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 20 professores, cuja análise foi balizada pelos parâmetros. Neste trabalho, apresentam-se e se discutem as principais tendências presentes na compreensão destes professores, bem como dimensões a serem consideradas no processo formativo: endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, passividade diante do desenvolvimento científico-tecnológico e a superação da perspectiva salvacionista/redentora atribuída à Ciência-Tecnologia (CT).
Palavras-chave: Compreensões de professores sobre CTS. Formação de professores. Não-neutralidade das relações CTS.
587 0 bytes Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias V