Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Jogo Discursivo na Apropriação da Linguagem Científica por Alunos de Iniciação Científica em Química Popular Versão: 2011
Atualização:  2/8/2013
Descrição:
MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares.

Neste trabalho analisamos discursos ocorridos em laboratórios de pesquisa em Química envolvendo alunos de Iniciação Científica (IC) de uma universidade estadual paulista. Os discursos foram classificados de acordo com a tipologia do discurso, proposta por Eni Orlandi, em: autoritário (polo da paráfrase), polêmico (equilíbrio entre paráfrase e polissemia) e o lúdico (polo da polissemia). Durante um ano os diálogos entre dois alunos de IC e seus orientadores, foram gravados, transcritos e analisados. As análises realizadas indicam que o discurso do tipo autoritário encontrado no início do estudo, foi sendo gradativamente substituído pelos discursos polêmico e lúdico. Este deslocamento aponta para a contribuição da IC no fomento de qualidades importantes como a independência intelectual e o senso crítico dos alunos, além da sua importância no que diz respeito ao aprendizado de conteúdos de Química.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Iniciação Científica. Química.

Downloads 513  513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IENCI – V16(1), pp. 35-57, 2011  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.