SANGIOGO, Fábio André; ROSA, Simone Albrecht da; MALDANER, Otavio Aloísio.
O artigo reflete sobre a atividade de pesquisa educacional desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química II, um dos componentes de iniciação à pesquisa educacional no curso de Química-Licenciatura da UNIJUÍ. Licenciandos, por meio de questionário respondido por acadêmicos de Química e da terceira série do Ensino Médio, identificaram diferentes níveis de significação envolvendo conceitos científicos fundamentais na compreensão das transformações químicas e seus efeitos térmicos. As respostas foram agrupadas segundo sua semelhança, resultando na construção de quatro categorias de análise para ambos os grupos. Foram consultados, também, livros didáticos de química do Ensino Médio e do Ensino Superior, que abordam o tema investigado. Com base no relato da pesquisa desenvolvida por licenciandos, conclui-se que a iniciação à pesquisa educacional pode ser realizada como atividade curricular, de modo a potencializar a formação do professor também como pesquisador de sua prática. Palavras-chave: Pesquisa em educação. Ensino de Química. Formação de professores. Ensino Superior. UNIJUÍ.
466 0 bytes Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 523-540, 2011