Categoria: Química Artigos |
Uso Combinado de Mapas Conceituais e Estratégias Diversificadas de Ensino: Uma Análise Inicial das L |
Versão: 2012 Atualização: 7/8/2013 |
Descrição:
TRINDADE, José Odair e HARTWING, Dácio Rodney
Apresenta a estratégia dos mapas conceituais, por ser um recurso válido para sondar em profundidade as limitações e potencialidades de aprendizagem dos alunos, mesmo em terrenos muito áridos, onde predomina a falta de motivação para a aprendizagem significativa e a ausência de recursos materiais. Houve uma grande aceitação dos alunos por atividades de informática e modelos, mas menor pela elaboração dos mapas. É possível que essa resistência seja uma consequência dos bons resultados anteriores em abordagens de aprendizagem mecânica, porque tornam os estudantes inseguros na mudança para estratégias de aprendizagem significativa, visto que consideram um desafio tomarem a responsabilidade pela construção dos seus próprios significados, embora compensadora para alguns aprendizes.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Realidade virtual no ensino de química.
|
631 1.67 KB QNEsc, Vol. 34, N° 2, p. 83-91, MAIO 2012 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/ |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.