Educadores


Ínicio : Química : Artigos : 

Categoria: Química Artigos
Fazer Download agora!Visões de Contextualização de Professores de Química na Elaboração de seus Próprios Materiais Didáti Popular Versão: 2010
Atualização:  6/9/2013
Descrição:
SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se refletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gravados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exemplificação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Palavras-chave: Contextualização. Ensino de Química. Formação Continuada de Professores.

Downloads 654  654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Ensaio, v.12, n.01, jan-abr  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.