Descrição:
OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Esta pesquisa pretende analisar a contribuição de Guido Viaro para o ensino da arte do Paraná. Considerado por muitos o responsável pela introdução do Paraná na modernidade das artes plásticas, Viaro protagonizou diversas ações no campo educacional na cidade de Curitiba, no período que vai desde a década de 30 até meados dos anos 60 do século XX, ações essas marcadas pelo incentivo à liberdade e pela valorização da expressão individual. Colaborador da revista Joaquim, que circulou em Curitiba entre os anos 1946 e 1948, Viaro se relacionava com intelectuais de outras áreas do conhecimento, participando do debate que então se colocava na educação, na literatura e na arte. Como educador em arte, atuou em frentes diversas: com o trabalho dirigido às crianças, com a preparação de pessoal docente e com a formação de artistas, tanto na forma de ensino livre como nos cursos de belas artes. A análise da trajetória intelectual de Guido Viaro será apoiada no conceito de Gramsci do intelectual como um partícipe fundamental do processo de organização da cultura. Busca, também, relacionar o pensamento moderno veiculado na Curitiba da década de 40 e defendido pelos intelectuais da época, com as ideias e ações pedagógicas deste educador em arte, identificando as relações possíveis entre obra, ações educacionais e escritos sobre os temas de arte e educação. Como fontes foram utilizados artigos de jornais e revistas, projetos pedagógicos, documentos oficiais institucionais, programas de curso, atas do Centro Juvenil de Artes Plásticas e planos de aula, bem como fotografias, obras de arte e exercícios escolares produzidos em forma de desenhos, pinturas, gravuras, etc. Essas fontes expressam, por um lado, as ideias e a trajetória de Viaro como partícipe de projetos formativos, revelando, por outro, a presença impessoal e dispersa dos discursos artístico e educativo.
Palavras-chave: Ensino da arte. Guido Viaro. História da Educação.
|