O ensino de Ecologia em manuais e na abordagem didática de professores de Educação Básica apresenta-se, de maneira geral, descontextualizado. É comum o uso de exemplos estrangeiros nos manuais didáticos; e os conceitos são tratados de forma fragmentada, expostos em diferentes disciplinas ou eixos temáticos, que desconsideram as interações e interdependência entre os conceitos. Somadas a isso, as abordagens didáticas em Ecologia, geralmente reducionistas, não consideram a complexidade dos fenômenos ecológicos, a história da ciência Ecologia e suas implicações na sociedade atual. A presente tese teve como objetivos: desenvolver estudos sobre as relações e interações ecológicas tendo o conceito de comunidade vegetal como elemento central, e sua interdependência com os demais níveis de organização biológica; produzir material didático sobre a diversidade biológica presente em comunidades vegetais de cerrado do interior do Estado de São Paulo, localizado na Reserva Legal do Campus da Unesp de Bauru; formar, em nível inicial, professores/pesquisadores capazes de elaborar sequências didáticas para o Ensino Médio de Biologia, mediante a visão integradora da Ecologia.
Palavras-chave: Ensino de Ecologia. Epistemologia da Ecologia. Biossemiótica. Formação de professores/pesquisadores. Sucessão ecológica.