Categoria: Ciências Teses |
Em busca da planetização do ensino de Ciências para a Educação Ambiental |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
AMARAL, Ivan Amorosino do
Apresenta uma proposta metodológica curricular para o ensino de ciências, tendo como metas revelar o ambiente e desvendar a Ciência, constituindo-se numa superação dos modelos anteriores existentes. O estudo coloca em questão a metodologia do ensino do modelo proposto, visando explicar suas origens e principais características teóricas e técnico-operacionais. É realizada uma investigação histórica-retrospectiva onde é focalizada a trajetória profissional do autor, assim como dos grupos e instituições profissionais de que participou, tendo como cenário as quatro últimas décadas de desenvolvimento do ensino de Ciências e da Educação Ambiental. A hipótese é que o modelo problematizado é fruto da evolução da ideia de "planetização" (um jargão próprio) formulada no inicio da trajetória e depurada ao longo da mesma, servindo simultaneamente de seu elo unificador e horizonte. A matriz analítica utilizada é constituída de quatro categorias: as concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Metodologia do Ensino, sendo esta última considerada um resultante das três primeiras.
Palavras-chave: Ciência. Planetização. Educação. Ambiente. Metodologia.
|
541 0 bytes Universidade Estadual de Campinas |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.