O presente trabalho faz uma abordagem teórica relacionando diferentes áreas do conhecimento como a Geografia; Cartografia; Psicologia e Pedagogia. A busca pela melhor forma de compreender as noções e conceitos espaciais nos levou ao contato com professores da Rede Municipal; atuantes em sala de aula e estudantes pedagogos que cursam o 7º período; partindo de aplicação de questionários e um diagnóstico inicial com representações espaciais. A partir desse diagnóstico foram desenvolvidas em um minicurso de 40 horas; oficinas que possibilitaram ampliar os conhecimentos; tanto para tentar resolver em parte as dificuldades com habilidades; noções e conceitos espaciais; como para associar às explicações teóricas aos conhecimentos apreendidos na prática. A pesquisa consistiu de questionamentos que nos levaram aos vários trabalhos de pesquisas de profissionais que estudam questões relacionadas à importância da alfabetização cartográfica, considerada como noções básicas para o aprendizado geográfico. Os dados da pesquisa foram obtidos através de instrumentos qualitativos tais como: conversas informais realizadas com a coordenadora do Curso de Pedagogia, coordenadora de estágio, análise de documentos como matriz curricular, ementas das disciplinas, conversas com as estudantes pedagogas, aplicação de questionários e desenvolvimento de oficinas relacionadas ao tema. Com isso, obtemos muitas informações que permitiram uma análise quantitativa dos resultados através de gráficos; tabelas e quadros. Esses dados foram sistematizados com a preocupação de conhecer a realidade dos profissionais do ensino fundamental e dos estudantes pedagogos em formação. A partir da análise percebeu-se que os resultados não foram significativos conforme esperávamos; mostrando certa deficiência de domínio dos profissionais em relação às etapas de alfabetização cartográfica; representação do espaço e aos componentes do mapa. Percebeu-se pela avaliação comparativa das atividades que as dificuldades apresentadas ocorrem durante o processo de formação e se dão em função de não ter uma disciplina de núcleo livre ou optativa no Curso de Pedagogia que proporcione um aprendizado mais direcionado a esse tema em discussão.
Palavras-chave: Ensino fundamental. Anos iniciais. Alfabetização cartográfica. Geografia. Pedagogia.