Descrição:
GOMES, Vanessa dos Santos
O Sensoriamento Remoto (SR) e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) têm-se configurados como tecnologias capazes de auxiliar o homem na tomada de decisões, por oferecer uma visão sinóptica. Assim, foram criados materiais didáticos baseados em produtos de SR e SIG do Pantanal e bacia de entorno para o ensino da Geografia, fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), nos Parâmetros Curriculares Regionais (PCR) e em um livro didático. A constatação da ausência de material ilustrativo na forma de imagens e mapas baseados em tais técnicas para o Pantanal nos livros didáticos foi o ponto norteador deste trabalho, destacando-se que a utilização de imagens de satélite, as confecções de mosaicos de imagens e as visualizações tridimensionais no âmbito da sala de aula permitem ao aluno uma visão geral do espaço geográfico e sua ação sobre o meio em que vive, gerando exemplos da sua realidade regional, além de caracterizarem-se como importantes ferramentas no ensino de geografia. Para a confecção de tais exemplos, foram utilizados imagens dos satélites CBERS-2, sensor CCD e WFI, do ano de 2005 e satélite Landsat, sensor ETM+ do ano 2000, modelos digitais de elevação, além de fotografias aéreas oblíquas tomadas a partir de avião e helicóptero em trabalho de campo no ano de 2005. Foi possível a discriminação de exemplos de temáticas globais que pudessem ser inseridos exemplos regionais do Pantanal. Dessa forma, o presente trabalho possibilitou a difusão do conhecimento acerca do Pantanal e abriu um leque de opções acerca da temática que envolve o ensino da Geografia Regional e aplicação de tecnologias no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto. Sistemas de informação geográfica. Pantanal. Geografia.
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