O Ensino Religioso caracterizado como disciplina do currículo normal das escolas, de matricula facultativa por parte dos alunos e de oferta obrigatória por parte das instituições escolares, me fez perceber a necessidade de compreender melhor sua prática enquanto matéria escolar e parte integrante na formação integral do aluno. Esta reflexão apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar em três capítulos a realidade do Ensino Religioso em Campo Grande, MS, sob o olhar em duas Instituições de Ensino: Escola Estadual Coração de Maria e Colégio Adventista Campo-Grandense. Assim, busco entender o Ensino Religioso sob três aspectos: 1) Análise dos textos normativos; A Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases, Lei Estadual de Ensino e os Parâmetros Curriculares; 2) analisar o perfil dos professores; 3) traçar o perfil dos alunos quanto ao Ensino Religioso. Como reflexão, apresento apontamentos iniciais partindo de uma pesquisa de caso limitada, por se tratar de duas instituições somente. Como análise das compreensões do Ensino Religioso, busquei, por meio de um roteiro de questões dirigidas e faladas aplicadas aos professores titulares da disciplina e aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, compreender a prática desta disciplina além dos textos normativos. A pesquisa desenvolveu-se como análise documental e bibliográfica para se chegar a estas primeiras reflexões.