Educadores


Ínicio : Pedagogia : Artigos : 

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.

Downloads 1758  1758  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.