Categoria: Pedagogia Dissertações |
Inclusão Escolar: um olhar na especificidade da aprendizagem do aluno com deficiência mental incluso |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
GOMES, Walquiria Onete
Este trabalho analisa as condições que caracterizam o processo de inclusão escolar de crianças em situação de deficiência mental em escolas, da rede pública estadual e municipal de ensino do Estado do Paraná. Foram identificadas as contradições entre proclamações discursivas e a realidade escolar, na qual se defrontam professores, alunos e ausência de formação de recursos adequados. Ao longo das interpretações, algumas questões assumiram relevância, destacando-se a implementação do processo inclusivo na contra-mão da legislação vigente. Pode-se antecipar que a criança em situação de deficiência mental está sendo lesada em seus direitos educacionais, no que tange ao apoio especializado, previsto legalmente. O mérito da pesquisa reside na geração de inúmeros outros temas, alavancadores de um processo de inclusão, democratizador da prática pedagógica desenvolvida pelas escolas regulares.
Palavras-chave: Deficiência Mental. Inclusão. Adaptações Curriculares.
|
3691 1.54 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.ufpr.br |
|
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.