Descrição:
SCHWARTZ, Juliana
A Internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente na vivência dos adolescentes. Ela possibilita a criação de um mundo paralelo e virtual chamado ciberespaço, onde é possível vivenciar experiências que só eram imaginadas em histórias de ficção científica. Dessa forma, podem ocorrer alterações nas relações sociais, culturais e, principalmente, na identidade dos sujeitos. Sendo as representações de gênero um dos fatores que constituem essa identidade, é importante que sejam verificadas se existem mudanças na maneira como os adolescentes, que têm acesso à Internet, observam as questões referentes ao masculino e ao feminino. Baseada na teoria de Haraway, esta pesquisa teve como objetivo investigar se o ciberespaço pode ser o elemento alavancador para a superação das questões de gênero, possibilitando o surgimento do ciborgue, principalmente pelos adolescentes que utilizam a Internet, e permitindo assim que papéis sejam assumidos sem a relevância do sexo do indivíduo. Para encontrar possíveis respostas, foi utilizado um questionário misto, disponibilizado na Internet. Fizeram parte da pesquisa adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, faixa etária determinada de acordo com a OMS. Os resultados obtidos apontam que os adolescentes pesquisados se sentem confortáveis em utilizar a Internet, usando-a principalmente para conversar, jogar e realizar pesquisas de interesse pessoal. Foi possível observar, também, que as questões de gênero parecem estar sendo superadas, no que diz respeito ao trabalho.
Palavras-chave: Ciborgue. Identidade. Gênero. Ciberespaço.
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