Descrição:
LOCATELLI, Adriana Cristine Dias
O presente estudo objetivou responder questões referentes à motivação do adolescente na escola em um momento de definição vocacional. O adolescente, ao final do ensino médio, está construindo sua identidade e a principal tarefa dessa etapa é a definição de uma carreira, ou seja, a escolha de uma meta futura. Este estudo buscou verificar se os adolescentes percebem a escolarização como preparação válida para seu futuro profissional, e se a definição quanto à vocação interfere na motivação, no uso de estratégias pessoais de estudo e na percepção de instrumentalidade. Os participantes foram 206 adolescentes do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas de Londrina, sendo uma da rede pública de ensino e outra da rede particular. O instrumento utilizado foi um Questionário de Escolha Vocacional (Locatelli e Bzuneck, 2003), com escala Likert, e os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. Entre o número total de participantes, apenas 65 encontraram-se definidos quanto à vocação. Os resultados indicaram relação entre a definição vocacional e a motivação, o uso de estratégias pessoais de estudo e a percepção de instrumentalidade, em grau positivo e significativo. A perspectiva de tempo futuro, como um aspecto da motivação do adolescente, influenciou diretamente a motivação para os estudos, a forma como os alunos organizam seu tempo para cumprir as tarefas acadêmicas, bem como a valorização dada aos estudos no presente como meio para alcançar as metas colocadas no futuro. Os resultados do estudo são discutidos em termos das implicações para o trabalho dos professores com adolescentes, no sentido de auxiliarem no estabelecimento de metas futuras, na percepção da existência de vinculação entre tais metas com as de curto prazo, ou seja, a relação entre as ações do cotidiano da escola e o alcance dos objetivos vocacionais colocados no futuro. Palavras-chave: Adolescente e a escolha vocacional. Motivação intrínseca e a extrínseca. Perspectiva de tempo futuro e o ensino superior.
|