Categoria: Arte Dissertações |
Imagens da arte no espaço da escola : um olhar feminino |
Versão: HTML Atualização: 19/10/2010 |
Descrição:
LOPONTE, Luciana Gruppelli
O presente trabalho propõe-se a analisar as concepções de professoras de Educação Artística de escolas públicas sobre arte e ensino de arte, buscando entender, sob o ponto de vista das relações de gênero, como estas concepções articulam-se com à constante desvalorização do ensino de arte nas escolas. Foram entrevistadas dez professoras de escolas públicas de Pelotas, Rio Grande do Sul. A análise das entrevistas, articulada à produção teórica ligada às questões de gênero, educação e arte, é estruturada em capítulos que, com o auxílio de metáforas sobre o espaço, orienta a discussão a respeito do lugar da arte e das mulheres na educação escolar.
Palavras-chave: Arte. Arte e educação. Professores. Educação feminina.
|
2112 1.20 MB Universidade EStadual de Campinas - UNICAMP http://libdigi.unicamp.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
REPRESENTAÇÕES DE TEMPO E DE ESPAÇO ESCOLAR DA MÚSICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO |
Versão: PDF Atualização: 21/3/2011 |
Descrição:
A presente pesquisa propõe-se a estudar a educação musical na perspectiva inclusiva, no contexto de políticas públicas globais que influenciam a definição do tempo e do espaço escolar da educação musical em práticas de ensino e aprendizado regionais e locais. O ponto de partida foi a relação entre as políticas públicas em nível nacional e regional que tratam da educação, educação musical e educação na perspectiva inclusiva fundamentadas na legislação, e as orientações e instruções dos órgãos oficiais da administração pública federal e estadual da educação. A educação musical deve contribuir para a função social da escola de ensino básico que é oferecer acesso aos conceitos científicos fundamentais para o desenvolvimento do sujeito visando a sua formação integral e o pleno exercício da cidadania. Para atingir ao propósito deste trabalho, considerou-se o estudo de casos múltiplos (multicaso) o mais adequado. Assim, esta pesquisa multicaso englobou três situações de pesquisa que estudaram o tempo e espaço escolar da educação musical na rede pública de ensino. A pesquisa multicaso vincula-se à pesquisa de estudo de caso como caminho de investigação empírica cujo foco principal está no tópico do esclarecimento de decisão ou conjunto de decisões: o motivo, como foram realizadas e com quais resultados. Pretendeu-se com este estudo visualizar perspectivas para o estabelecimento de tempo e espaço escolar para a educação musical, na matriz curricular das escolas, que concretizem o processo de ensino e aprendizagem efetivo de música para todos os alunos. Os resultados das análises apresentados na presente pesquisa mostraram que o projeto político-pedagógico das escolas deve ser um instrumento que favoreça a compreensão e atribuasignificações necessárias para o pleno exercício da cidadania de todos os seus atores, muito embora persistam lacunas que despertam inquietações importantes. As análises realizadas sobre as políticas educacionais do Estado do Paraná, tendo como referência a legislação em vigor, bem como o Currículo básico para a escola pública do Paraná, permitiram verificar que ao mesmo tempo em que a legislação favorece ampliação do tempo e espaço escolar para o ensino de arte, a participação dos diversos segmentos da comunidade nas tomadas de decisões político-pedagógicas no meio educacional encontra-se incipiente. Este fato denota a necessidade de exercitar o ato de escolher que é fundamental no meio escolar. De outro modo, é possível vislumbrar um movimento em direção a abertura e a um reavivamento do tempo escolar para a música, que a atual legislação (Lei Federal n.11769/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas da educação básica) pode propiciar, fundamentado nas prerrogativas que favorecem ao conjunto da comunidade escolar posição de principal decisor político. Essa ação positiva deve ser caracterizada na construção coletiva e contínua da proposta político-pedagógica da escola, com participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar. Em suma, o trabalho ora apresentado, mesmo tendo em vista a sua especificidade, traz no seu conjunto características que podem auxiliar o leitor a melhor compreender a realidade que permeia o acesso do aluno da educação básica paranaense à música, bem como a necessidade de se promover este acesso enquanto importante função social, cultural e educativa da escola.
Palavras-chave: Educação musical, inclusão, políticas públicas.
|
606 1.43 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.artes.ufpr.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Música e construção de identidade na juventude |
Versão: PDF Atualização: 6/12/2011 |
Descrição:
MOURA, Auro Sanson.Essa dissertação de mestrado procurou verificar a importância da música na vida cotidiana dos jovens, na tentativa de perceber o papel que a música exerce no comportamento dos mesmos. Em primeiro lugar, foi necessário investigar o conceito de juventude, a fim de identificar quem são os indivíduos representantes dessa população tão singular. Também buscou-se em diversas fontes, informações sobre a construção de identidade nessa faixa etária, como isso ocorre, o que pode influenciá-la, e ao mesmo tempo, como a música pode ter participação nesses importantes processos. Para poder obter as informações necessárias, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu na aplicação de um questionário a 185 jovens entre 15 e 19 anos, utilizando a metodologia survey, com a qual foram obtidos diversos dados importantes, em grande quantidade. Essa etapa permitiu traçar diversas considerações sobre os assuntos estudados, e serviu como uma fase de triagem, selecionando participantes para uma segunda etapa do estudo, na qual foi realizado um estudo multi-caso, com quatro jovens na mesma faixa etária. Esses jovens foram entrevistados e suas entrevistas foram transcritas e analisadas. Os dados descritos foram comparados à literatura específica da área, gerando assim, um grande número de questões que poderão vir a ser estudadas futuramente, como por exemplo, as funções da música na vida cotidiana do jovem, sua importância nas relações interpessoais, e a vontade quase unânime de querer aprender música. Palavras-chave: Música, jovens, identidade.
|
9096 0 bytes UFPR - Universidade Federal do Paraná http://hdl.handle.net/1884/18597 |
Categoria: Arte Dissertações |
A música no ensino médio da escola pública do município de Curitiba : aproximaçőes e proposiç |
Versão: PDF Atualização: 6/12/2011 |
Descrição:
PAULA, Carlos Alberto de. Este trabalho se propôs a elaborar uma construção teórica que auxilie a compreensão do atual estágio do ensino de Música nas escolas públicas de Ensino Médio no Município de Curitiba. Procurando com a pesquisa de campo e à luz de referenciais teóricos que dêem suporte a análise dos dados coletados, fundamentar aproximações e proposições conceituais que auxiliem na compreensão do cotidiano e das práticas escolares do ensino de Música nas Escolas Públicas. Como objetivo menor, mas não menos importante, este estudo pretendeu formular, mediante a organização de dados de pesquisas atuais e de dados teóricos, clássicos e contemporâneos, um guia orientador para os professores de música em geral e de outras disciplinas em particular, sobre o ensino de Música no Ensino Médio na Escola Pública paranaense, tomando como base as Escolas Públicas de Curitiba. Como resultado foram levantadas algumas questões que merecem debate mais aprofundado dos sujeitos que, na escola e nos órgãos administrativos de gerência escolar, são responsáveis pelo ensino. Dentre elas destaca-se: a) o paradoxo existente entre a importância que tem a música no cotidiano do jovem e o que (não) se ensina na escola; b) o significado atribuído ao mito do dom para aprendizagem da música e o ensino; c) a relação do jovem com a música contemporânea; d) o lugar do ensino de Música em relação às outras disciplinas escolares. Palavras-chave: Música, educação, cotidiano, mitos e preconceitos.
|
11213 0 bytes UFPR - Universidade Federal do Paraná http://hdl.handle.net/1884/15145 |
Categoria: Arte Dissertações |
Ser visto e estar morto - Miguel Bakun e o meio artístico paranaense (1940-1 |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
PÉRIGO, Katiucya
Miguel Bakun, pintor que viveu em Curitiba entre 1931 e 1963, é o personagem central deste trabalho. Periódicos de sua época e entrevistas foram fundamentais para a compreensão da posição de Bakun no meio artístico local antes e depois da sua morte. Eles serviram para a verificação de que, pela a atuação de alguns agentes e instâncias de consagração, Bakun, em vida visto como simplório e ingênuo, foi consagrado na morte. Assim, observamos que, passado o preconceito pelo homem, foi possível apreciar a obra.
Palavras-chave: Miguel Bakun. Trajetória artística. História da Arte Paranaense do século XX.
|
2950 5.15 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/24707 |
Categoria: Arte Dissertações |
A arte como meio de educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
ZANATTA, Zenilda Alves Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade no desenvolvimento do aluno, analisando os fatores motivacionais destes, para a produção da arte e do desenvolvimento da criatividade individualmente, bem como repensar os objetivos do ensino da arte, sua prática e formas de avaliação. O presente trabalho foi norteado pela pesquisa – ação. A amostragem foi composta por alunos de ambos os sexos que cursam de quinta à sétima série. Os critérios de seleção foram efetivados entre, os considerados criativos e os apreciados como convencionais, sendo que tal escolha foi realizada por professores do próprio colégio, conforme o critério de cada um, pois no trabalho criador não tem certo ou errado. Os critérios de avaliação foram baseados nas teorias de Lowenfeld & Brittain (1970) e Ostrower (1983, 1987, 1995, 2003), para análise qualitativa dos trabalhos dos alunos. As atividades propostas e executadas foram: a) a partir de três linhas, fazer um desenho; b) realizar um desenho criativo, na percepção dos alunos; c) realizar um desenho com preenchimento de textura, grafite; d) textura colorida; e) a partir da sensibilização do Poema “DOM” de Helena Kolody; f) figura de recorte; g) desenho a partir de recorte; h) escolha de um desenho para a tela com traços mais simples. A elaboração destas tarefas foi acompanhada durante um ano, sendo constantemente avaliadas e analisadas. Todas as atividades foram fotografadas e recolhidas à medida que iam sendo apresentadas. Ao final do processo, todas as atividades executadas por cada um dos alunos participantes foram submetidas novamente à avaliação por uma banca examinadora (composta por artistas da cidade e professores de Arte). A referida banca verificou se houve desenvolvimento criativo nas atividades propostas, de acordo com os requisitos de estudiosos da arte. Os resultados gerais mostraram que os alunos, mesmo sendo considerados, no início, convencionais, quando incentivados pelo professor, desenvolvem e adquirem competências de sensibilidade e de técnica.
Palavras-chave: Arte - Educação. Criatividade. Criação Literária. Criação Artística.
|
10343 6 bytes Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE |
Categoria: Arte Dissertações |
A angústia na obra de Ingmar Bergman: Sarabanda em ser e tempo de Martim Heidegger |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BRANCO, José Luiz de Campos Castejón
O presente estudo procurou discutir o conceito de angústia de forma ampla e não apenas como habitualmente se considera, isto é, como estreitamento da liberdade humana ou como comportamento mórbido a ser removido. Existem outras formas de expressão da angústia, a partir de uma dimensão estrutural ontológica fundamental, peculiar ao homem. Procurou-se assim, avaliar qualitativamente as implicações provocadas pela angústia, por meio da análise do filme “Sarabanda” - 2003, de Ingmar Bergman, segundo a Analítica Existencial de Martin Heidegger. Para tanto, os personagens foram interpretados considerando-se as estruturas essenciais da existência humana, pois a angústia se relaciona com elas intrinsecamente. Verificou-se, diante dos cinco personagens analisados (Marianne, Johan, Karin, Henrik e Martha), que apenas duas (Marianne e Karin), puderam experimentar o que foi denominado como angústia existencial, ao contrário das vivências de Johan, Henrik e Martha, denominadas como angústia patológica, guardadas as diferenças individuais.
Palavras-chave: Angústia. Condição humana. Estruturas ontológicas. Fenomenologia. Manifestações ônticas.
|
8254 1.61 MB Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp089516.pdf |
Categoria: Arte Dissertações |
A educomunicação na educação musical e seu impacto na cultura escolar |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
BUENO, Paula Alexandra Reis
Este estudo analisou a inter-relação comunicação/educação em contextos de ensino/aprendizagem de música, inseridos no programa de complementação curricular: Programa Viva a Escola, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, na cidade de Curitiba, no ano letivo de 2009. Argumentou-se que essa inter-relação acontece quando em uma educação musical de qualidade existe também o trabalho para a formação de ouvintes aptos, consumidores críticos e produtores autônomos e responsáveis, com abordagens da “educação para os meios”, da “mediação tecnológica no ensino” e “mediação na gestão comunicativa”, ou seja, com educomunicação na educação musical. Por meio da “Análise de Conteúdo” em documentos e em entrevistas realizadas com estudantes e professores, se considerou que aconteceu uma educação musical de qualidade: constatou-se fluência musical em momentos significativos de composição, performance e apreciação musical sendo sustentados pelo desenvolvimento teórico e técnico, e com interações humanas significativas. A educomunicação encontrou um local propício para sua efetivação e houve manifestações iniciais no espaço da educação musical nos contextos investigados, no entanto, essa inter-relação comunicação/educação ainda não aconteceu de forma intencional, planejada e sistematizada. Isso remete a reflexão sobre a importância do trabalho interdisciplinar do educador musical com o educomunicador para a efetivação de um ensino/aprendizagem de música em harmonia com as novas sensibilidades humanas advindas de uma sociedade condicionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Palavras-chave: Educação Musical. Comunicação. Educomunicação. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Interdisciplinaridade.
|
2578 1.89 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR |
Categoria: Arte Dissertações |
A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
Pillão, Delma
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estado da arte da produção acadêmica no âmbito da relação entre matemática e música na área de educação, no Brasil, no período de 1990 a 2008. A partir do objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas por meio do banco de teses da Capes foi construído um diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por estes pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as dificuldades e tensões que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais voltados para a utilização de música no ensino de matemática. Inicialmente, foi realizado o mapeamento geral da produção, tendo por base seus resumos. Após esta etapa foi realizada a leitura dos principais estudos. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Ferreira (1999; 2002), DAmbrósio (1986; 1990; 1993; 1999; 2004; 2005; 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrado (2005), Brejo (2007) entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos estudos. Desse modo, este estudo busca destacar o valor, o papel e o significado dos trabalhos acadêmicos em torno dos estudos didáticos que envolvem música e matemática, procurando contribuir para a ampliação das pesquisas acadêmicas nesta área de estudos.
Palavras-chave: Estado da Arte. Matemática. Música.
|
2936 920.81 KB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Ambientes de aprendizagem e a contribuição da arte para a educação infantil |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MILCAREK, Luciana
O presente objeto de estudo descreve uma proposta teórica de nsino para a Educação Infantil, tendo sido estabelecida quatro diretrizes básicas: 1. A Arte como eixo norteador. 2. A formação continuada dos profissionais envolvidos. 3. A diferenciação do espaço físico da escola, por meio de Ambientes de Aprendizagem, concebidos a partir de uma investigação bibliográfica a respeito da Arte, e das influências do meio na formação da criança 4. A presença de um profissional específico das linguagens artísticas. Entre as abordagens observadas nas pesquisas, mereceram destaque como fontes de inspiração, o trabalho realizado por Celéstin Freinet e o sistema seguido em Reggio Emilia, na Itália. Na seqüência, é possível verificar a aplicabilidade da proposta, por meio da descrição da implantação de um centro de educação infantil, sob coordenação da própria pesquisadora, no que se refere ao aspecto físico, artístico , pedagógico , de formação continuada dos profissionais envolvidos e a busca constante do equilíbrio entre as diretrizes básicas estabelecidas.
Palavras-chave: Diretrizes. Arte. Ensino. Aprendizagem. Educação Infantil.
|
11140 1.80 MB Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC http://www.tede.ufsc.br/ |
|