Categoria: Arte Dissertações |
Uma idéia de arquitetura: escritos de Lina Bo Bardi |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GRINOVER, Marina Mange
Este trabalho de pesquisa refere-se à documentação da obra escrita da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). A partir do levantamento de seu acervo escrito, estrutura o banco de dados para organizar a catalogação de seus textos com informações bibliográficas, dados das revistas e resumo de conteúdos, bem como faz a indicação dos acervos onde é possível encontrar os textos. Em paralelo, a pesquisa descortina o cenário intelectual das publicações nas quais a arquiteta trabalhou na Itália e no Brasil. Através do levantamento das ideias fundamentais de seus colegas na Itália racionalista de 40 a 46, do debate nas revistas e jornais como Domus, Casabella, Lo Stile, Grazia, apresenta-se o contexto no qual a arquitetura moderna se consolidou no país. Os discursos transitavam entre as definições estéticas e técnicas do racionalismo e as posições político-sociais. Lina Bo Bardi, recém formada, absorveu este debate de modo estrutural para a atividade profissional desenvolvida no Brasil. O trabalho aborda também o panorama das ideias de arquitetura no Brasil modernista e pós Brasília percorrendo o período de 1947 a 1985 para estruturar o percurso do trabalho escrito da arquiteta imigrada. Elaborando sua ideia de arquitetura nas revistas Habitat, Mirante das Artes, Malasartes, ou jornais da época, Lina Bo Bardi colaborou para a difusão da arquitetura moderna nacional valorizando a construção de uma cultura urbana ancorada nas experiências das vanguardas modernas europeias e de um sentido desalienado para o léxico popular. A pesquisa publica ainda, fac-similares de artigos ao longo do texto sobre este estado de questões no campo da arquitetura na Itália e no Brasil. Eles estão articulados ao panorama de conceitos e debates no qual forjou-se a ideia de arquitetura de Lina Bo Bardi.
Palavras-chave: Arquitetura moderna. Brasil. Crítica. Desenho industrial. Itália. Periódicos técnicos científicos.
|
590 18.83 MB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
DALDEGAN, Valentina Técnicas estendidas e música contemporânea no ensino de flauta transversal para crianças iniciantes.
Resumo: No início do aprendizado da flauta transversal os alunos produzem sons que não fazem parte da sonoridade tradicional do instrumento. Alunos adiantados têm maior dificuldade em começar a produzir sons “estendidos” do que os iniciantes, que geralmente conseguem fazê-lo brincando, literalmente. Como, a princípio, as crianças geralmente são abertas a músicas que envolvam sonoridades diferentes e acham divertido explorar novas possibilidades sonoras o incentivo e o trabalho com estas técnicas desde o início pode ser de grande valia para o seu desenvolvimento. Um dos problemas no sentido da exploração do repertório contemporâneo, que inclua novos sons, com iniciantes na flauta transversal é que este é em geral muito difícil tecnicamente. Para contornar esta dificuldade, foram criados para este trabalho pequenos estudos didáticos e desenvolveu-se, junto a colegas compositores, um repertório apropriado ao nível de habilidade dos recém iniciantes, que incluiu as técnicas estendidas a serem aprendidas. A utilização deste material mostrou-se efetiva com iniciantes, não denotando dificuldades maiores do que aquelas encontradas com o repertório tradicional. Procura-se ainda sugerir maneiras de ensinar, na prática, as técnicas abordadas, a partir de dados coletados em um estudo de campo com quatro alunos iniciantes, de oito a treze anos de idade, que, durante suas aulas semanais e paralelamente ao repertório tradicional, trabalhavam também com técnicas estendidas envolvendo a produção de novas sonoridades e prática deste repertório. Relata-se o estudo de um caso que resultou do trabalho junto a uma das crianças que participaram da pesquisa de campo. A ênfase está voltada à dificuldades específicas encontradas durante a prática dos estudos didáticos e do repertório. O paradigma adotado foi o da pesquisa qualitativa.
Palavras-chave: Música, flauta transversal, ensino da música.
|
2047 4.08 MB Universidade Federal do Paraná http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/handle/1884/19572 |
Categoria: Arte Dissertações |
Teatro-educação e os processos de indistinção estética na pós-modernidade : uma reflexão sobre impr |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SOUZA, Maria Aparecida de
Este estudo analisa como a metodologia de Viola Spolin, explicitada no livro “Improvisação para o Teatro”, (2001), contribui para o aluno empreender reflexão crítica sobre os processos de indistinção estética na pós-modernidade. Esta pesquisa discorre sobre as matrizes teatrais e pedagógicas da metodologia de Spolin partindo de dois pilares desta: jogos e improvisação teatral. Tomando a pós-modernidade como condição histórica e cultural, este texto reflete sobre os conceitos de barbárie, sociedade tecnoestética, sociedade espetacular ou midiática. Busca-se a discussão sobre como a expansão da imagem associada à tecnologia e à mercadoria provoca a estetização do cotidiano, tornando inoperante a capacidade de nossos alunos de diferenciar arte e sua função social. O trabalho apresenta o embate entre os processos de indistinção estética e o teatro como realização singular, diferida, trazendo a análise sobre os procedimentos descritos em Spolin para as práticas de teatro-educação e sobre as maneiras pelas quais estes podem ser vislumbrados como instrumentos de reflexão a respeito dos processos de indistinção estética na pós-modernidade.
Palavras-chave: Teatro. Educação. Spolin.
|
6578 472.23 KB Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://www.tede.udesc.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Teatro, violência e adolescência |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SOUSA, Janaina de
Esta pesquisa é resultado da preposição de uma estratégia teatral, chamada círculos concêntricos. Através das aulas de teatro, com adolescentes de uma sétima e oitava série da rede municipal de Florianópolis, foi construído os círculos da violência, tema este escolhido pelos alunos. Esta pesquisa fala de como se realizou tal processo, quais as dificuldades encontradas no processo artístico e pedagógico, quais os tipos de violências que estes adolescentes sofrem ou praticam no seu dia a dia. Fala também de como é importante ouvir nossos alunos, e com eles resignificar objetos, transformar espaços comuns em espaços de representação e da colaboração na construção da consciência crítica e artística perante o tema trabalhado, através do teatro.
Palavras chave: Teatro. Adolescência. Círculos da violência. Violência verbal. Corporal. Sexual e simbólica.
|
21041 1.45 MB Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC http://www.tede.udesc.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Retratos da vida: dança e lazer como instrumentos de inserção social para a juventude |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SARTO, Karina Cristofoletti
Este trabalho é uma combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, e tem por objetivo verificar se a modalidade dança, vista na interface entre os conteúdos artísticos, sociais e físico-esportivos do lazer, pode contribuir para a inserção social de jovens da periferia da grande cidade. A pesquisa bibliográfica foi efetuada a partir de levantamento inicial feito no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP. A pesquisa de campo constituiu-se em estudo de caso, junto ao Grupo Dança Comunidade, criado em junho de 2003, por Ivaldo Bertazzo, na cidade de São Paulo, escolhido por critérios de representatividade e acessibilidade, reunindo jovens de sete ONGs. As técnicas de obtenção de dados utilizadas foram o questionário, observação participante e história oral. Alguns jovens no decorrer da pesquisa mostraram que conseguiram autonomia financeira, outros perceberam que por meio da dança a sua vida mudou, foram reconhecidos na comunidade em que vivem, o projeto a que participam proporcionou o conhecimento de outras culturas, eles superaram obstáculos para chegar a uma nova situação social, e mudaram sua visão de mundo. O resultado da pesquisa demonstrou que a dança como possibilidade de lazer contribuiu de alguma forma para a inserção desses jovens na sociedade. Com ela pudemos averiguar que projetos realizados por ONGs, de caráter inovador, envolvendo jovens da periferia das grandes cidades, mostraram que existe, sim, a possibilidade da juventude ter o direito à cultura e ao lazer e se inserir através deles, na sociedade de que faz parte, podendo, assim, modificar seus hábitos, costumes e ter voz ativa nos seus grupos sociais e fora deles, preservando a diversidade cultural.
Palavras Chaves: Corpo. Dança. Lazer. Inserção social. Juventude.
|
6718 675.92 KB Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP http://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/DCAAPIQSRHSE.pdf |
Categoria: Arte Dissertações |
Políticas públicas educacionais - prática musical na escola pública paulista |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Leila
Neste trabalho pretendeu-se discutir o papel do ensino da música nos diferentes períodos históricos, a partir da promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, procurar entender como a mesma tem sido tratada no contexto educacional e quais políticas públicas que a têm norteado. O primeiro capítulo trata dos termos conceituais que envolvem a política educacional brasileira, os aspectos históricos dessas políticas e da educação brasileira, dentro do contexto social, feito por meio de pesquisas bibliográficas em textos relevantes para o assunto. O segundo capítulo versa sobre a arte na educação brasileira enfocando-se a prática musical nas escolas de ensino fundamental no qual se faz um histórico da educação musical no Brasil. No terceiro capítulo, enfocam-se as políticas públicas que norteiam a educação, as Leis, Decretos, Órgãos ligados a ela, os Parâmetros Curriculares Nacionais, tratando os seus objetivos dentro da disciplina Artes e, mais especificamente, da Música. No quarto capítulo, considerou-se a visão de alguns educadores por meio de entrevistas. No quinto capítulo, fez-se a análise de questionários que foram aplicados aos professores de Artes da rede pública estadual e municipal do Estado de São Paulo. A análise é qualitativa, visto que, para chegar-se a um panorama da prática musical do ensino público paulista, faz-se necessário entender o processo.
Palavras-chave: Educação Musical. Prática do ensino da música. Música na escola pública. Escola pública Paulista. Política pública educacional.
|
1543 1.07 MB Universidade Estadual Paulista – UNESP http://www.ia.unesp.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Poéticas Visuais em construção - O fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
LELIS, Soraia Cristina Cardoso
Apresentada ao Curso de Mestrado em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre, a dissertação traz uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica.
|
2899 341.79 KB Universidade Federal de Uberlândia - UFU http://www.nupea.fafcs.ufu.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Para uma educação da sensibilidade: a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CRUZ, Maria Cristina Meirelles Toledo
O objeto de estudo desta dissertação é a prática educativa da Casa Redonda Centro de Estudos, um projeto de educação infantil que teve início no começo dos anos 1980, numa chácara em Carapicuíba /SP, e que continua existindo até hoje. A proposta, idealizada pela pedagoga Maria Amélia Pereira, focaliza o desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar. Os pilares do trabalho da Casa Redonda são: a Cultura da Infância, como um modo próprio de ser no mundo, onde a multiplicidade e riqueza do universo das brincadeiras ancoram o processo de desenvolvimento, e a Cultura Brasileira, através de seus mitos, lendas, cantos, música, dança, como uma forma de enraizamento da criança no seu lugar de origem, levando em conta o corpo, como veículo sensível e integrador. Esta dissertação estuda a experiência da Casa Redonda Centro de Estudos, apresentando seu contexto pedagógico, suas referências teóricas e a importância da natureza e do espaço físico no processo de educação. Inclui o relato do trabalho desenvolvido pela equipe da Casa Redonda; depoimentos de ex-alunos que vivenciaram esta experiência; cursos de formação de educadores nesta abordagem e o efeito multiplicador em outros projetos sociais.
Palavras-chave: Arte-Educação. Casa Redonda Centro de Estudos. Educação da sensibilidade.
|
905 5.84 MB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
|