Categoria: Arte Dissertações |
Retratos da vida: dança e lazer como instrumentos de inserção social para a juventude |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SARTO, Karina Cristofoletti
Este trabalho é uma combinação entre pesquisa bibliográfica e de campo, e tem por objetivo verificar se a modalidade dança, vista na interface entre os conteúdos artísticos, sociais e físico-esportivos do lazer, pode contribuir para a inserção social de jovens da periferia da grande cidade. A pesquisa bibliográfica foi efetuada a partir de levantamento inicial feito no Sistema de Bibliotecas da UNIMEP. A pesquisa de campo constituiu-se em estudo de caso, junto ao Grupo Dança Comunidade, criado em junho de 2003, por Ivaldo Bertazzo, na cidade de São Paulo, escolhido por critérios de representatividade e acessibilidade, reunindo jovens de sete ONGs. As técnicas de obtenção de dados utilizadas foram o questionário, observação participante e história oral. Alguns jovens no decorrer da pesquisa mostraram que conseguiram autonomia financeira, outros perceberam que por meio da dança a sua vida mudou, foram reconhecidos na comunidade em que vivem, o projeto a que participam proporcionou o conhecimento de outras culturas, eles superaram obstáculos para chegar a uma nova situação social, e mudaram sua visão de mundo. O resultado da pesquisa demonstrou que a dança como possibilidade de lazer contribuiu de alguma forma para a inserção desses jovens na sociedade. Com ela pudemos averiguar que projetos realizados por ONGs, de caráter inovador, envolvendo jovens da periferia das grandes cidades, mostraram que existe, sim, a possibilidade da juventude ter o direito à cultura e ao lazer e se inserir através deles, na sociedade de que faz parte, podendo, assim, modificar seus hábitos, costumes e ter voz ativa nos seus grupos sociais e fora deles, preservando a diversidade cultural.
Palavras Chaves: Corpo. Dança. Lazer. Inserção social. Juventude.
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6718 675.92 KB Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP http://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/2006/DCAAPIQSRHSE.pdf |
Categoria: Arte Dissertações |
A pesquisa no âmbito das relações didáticas entre matemática e música: estado da arte |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
Pillão, Delma
Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um estado da arte da produção acadêmica no âmbito da relação entre matemática e música na área de educação, no Brasil, no período de 1990 a 2008. A partir do objeto de estudo dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas por meio do banco de teses da Capes foi construído um diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por estes pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as dificuldades e tensões que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais voltados para a utilização de música no ensino de matemática. Inicialmente, foi realizado o mapeamento geral da produção, tendo por base seus resumos. Após esta etapa foi realizada a leitura dos principais estudos. A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como Ferreira (1999; 2002), DAmbrósio (1986; 1990; 1993; 1999; 2004; 2005; 2006), Cortella (1998), Morin (2006), Biembengut (2002), Conrado (2005), Brejo (2007) entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos estudos. Desse modo, este estudo busca destacar o valor, o papel e o significado dos trabalhos acadêmicos em torno dos estudos didáticos que envolvem música e matemática, procurando contribuir para a ampliação das pesquisas acadêmicas nesta área de estudos.
Palavras-chave: Estado da Arte. Matemática. Música.
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2936 920.81 KB Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Arte Dissertações |
Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
FERNANDINO, Jussara Rodrigues
O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação – sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte de investigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das características principais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.
Palavra-chave: Interação Música-Teatro.
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1287 653.95 KB Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG http://dspace.lcc.ufmg.br |
Categoria: Arte Dissertações |
O protagonista no psicodrama sócio-educacional e no teatro-educação |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira
O objetivo deste trabalho é investigar o conceito “protagonista” e sua utilização entre educadores de psicodrama sócio-educacional e educadores de teatro-educação. Participaram desta pesquisa onze profissionais de psicodrama sócio-educacional e sete de teatro-educação, além de dezessete estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os princípios questionadores foram: (1) a afirmação das semelhanças e diferenças entre os grupos quanto à conceituação de “protagonista”; (2) como esses grupos utilizavam esse conceito; (3) qual o objetivo de seu trabalho. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada com questões abertas. Algumas entrevistas foram gravadas e outras foram concedidas por escrito, atendendo à preferência e à disponibilidade dos entrevistados. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin para as questões subjetivas. Os resultados mostram convergência em relação à importância do termo “protagonista” como conceito fundamental, e divergência em relação ao seu uso. De modo geral, para psicodramatistas sócio-educacionais o protagonista é aquele que emerge do grupo num contexto dramático e tem um caráter de transformação pessoal e do grupo em que está inserido. A ênfase recai na singularidade de cada pessoa, nas suas configurações afetivas e redes de comunicação dentro do grupo; para educadores de teatro-educação, o protagonista é ator do teatro formal, que estuda para exercer o melhor papel, e tanto ele como todo o grupo trabalham para mostrar o enredo, a trama, o conflito em cena. A ênfase recai sobre o trabalho do grupo, apontando principalmente para uma preocupação estética. Sem que se coloque um ponto final, conclui-se que as diferentes práticas têm contribuído para a definição, o esclarecimento e a ampliação do conceito. Que as diferenças percebidas não são excludentes, muito menos negativas; ao contrário, contribuem para tornar o termo “protagonista” um conceito vivo, dinâmico, que evolui continuamente, e que há uma tendência à ampliação de sua utilização nos âmbitos social e pessoal.
Palavras-chave: Protagonista. Sociodrama. Teatro. Jogo. Educação.
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1581 538.32 KB Universidade de Brasília – UnB http://ciasonhar.org.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Políticas públicas educacionais - prática musical na escola pública paulista |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
GUIMARÃES, Leila
Neste trabalho pretendeu-se discutir o papel do ensino da música nos diferentes períodos históricos, a partir da promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, procurar entender como a mesma tem sido tratada no contexto educacional e quais políticas públicas que a têm norteado. O primeiro capítulo trata dos termos conceituais que envolvem a política educacional brasileira, os aspectos históricos dessas políticas e da educação brasileira, dentro do contexto social, feito por meio de pesquisas bibliográficas em textos relevantes para o assunto. O segundo capítulo versa sobre a arte na educação brasileira enfocando-se a prática musical nas escolas de ensino fundamental no qual se faz um histórico da educação musical no Brasil. No terceiro capítulo, enfocam-se as políticas públicas que norteiam a educação, as Leis, Decretos, Órgãos ligados a ela, os Parâmetros Curriculares Nacionais, tratando os seus objetivos dentro da disciplina Artes e, mais especificamente, da Música. No quarto capítulo, considerou-se a visão de alguns educadores por meio de entrevistas. No quinto capítulo, fez-se a análise de questionários que foram aplicados aos professores de Artes da rede pública estadual e municipal do Estado de São Paulo. A análise é qualitativa, visto que, para chegar-se a um panorama da prática musical do ensino público paulista, faz-se necessário entender o processo.
Palavras-chave: Educação Musical. Prática do ensino da música. Música na escola pública. Escola pública Paulista. Política pública educacional.
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1543 1.07 MB Universidade Estadual Paulista – UNESP http://www.ia.unesp.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Música, Circo e Educação: um estudo sobre aprendizagem musical na Companhia de Circo Picolino |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
CARDOSO, Juracy do Amor Filho
Esta pesquisa descreve como acontecem os processos de ensino e aprendizagem da linguagem musical nos processos de criação vividos por músicos e jovens artistas circenses da Companhia de Circo Picolino. Nesse circo os processos de criação artística são entendidos como processos de ensino-aprendizagem que permeiam as interações entre as linguagens que caracterizam a arte circense. Tanto os jovens artistas, como os músicos, vivenciam processos de aprendizagem ao longo dos processos de criação que compartilham. A escolha metodológica incide sobre a fenomenologia, pesquisa de campo participante e abordagem Multirreferencial, permeada por conceitos da educação Transdisciplinar. A dissertação tem como objetivos investigar os processos de ensino-aprendizagem da linguagem musical no contexto dos processos de criação da Cia. Picolino; contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre as concepções de arte, educação, música e circo que norteiam os processos formativos e criativos da Cia. Picolino; aprofundar conhecimentos sobre as relações de interação entre a linguagem musical e as demais linguagens artísticas que compõem a arte circense; analisar o processo de migração de informações entre as linguagens artísticas que compõem o processo colaborativo de criação dos espetáculos da Cia. Picolino; investigar os modos de construção de conhecimentos musicais dos músicos e jovens artistas circenses, com ênfase em suas formas de apropriação de parâmetros musicais. A pesquisa aborda sobre processos de conhecimento, descoberta e autonomia. São atores sociais que aprendem a ser, aprendem a viver junto, aprendem a pensar, a ver, conhecer, e produzir coletivamente. O ensino e aprendizagem da linguagem musical, ocorre com o desenvolvimento das capacidades, ou competências cognitivas, sociais e emocionais de modo interativo, não fragmentado. A música no Circo Picolino é produzida para um espetáculo, compreendida coletivamente, de forma contextualizada com as linguagens diversas que o circo comporta, numa ação dialógica em que todos aprendem. Os artistas, através de seus movimentos, ensinam aos músicos, em como atuar com a música no circo, e os músicos nessa atuação, colaboram para a realização da cena e para o aprendizado e desenvolvimento da linguagem musical pelos artistas.
Palavras-chave: Música. Circo. Educação. Linguagem. Performance. Inteligências múltiplas.
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2161 5.24 MB Universidade Federal da Bahia - UFBA http://www.bibliotecadigital.ufba.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das Artes Visuais |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
OLIVEIRA, Vinícius Luge
A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), contribuir no debate acerca do Ensino das Artes Visuais. Para tanto, entendeu a pesquisa sobre história de vida enquanto a contextualização do relato realizado pelas colaboradoras, utilizando o materialismo dialético como enfoque teórico. O relato foi construído mediante uma entrevista biográfica, onde ao entrevistado é problematizada a construção de uma narrativa sobre sua vida, sua militância, as características da sua formação docente e a inserção do ensino das artes visuais nesse processo. As histórias de vida das três educadoras participantes da pesquisa demonstram a preocupação dos militantes do MST na formação de dirigentes, aliando a busca na formação específica, no caso a formação de professoras, com a militância política, objetivando a transformação da sociedade. Esse processo de formação demonstrou uma prática docente que procura redimensionar os significados dos objetos do dia-a-dia, como a barraca, os instrumentos de trabalho, as sementes e a terra utilizando-os como símbolos, com um grande potencial estético, e também, a necessidade de uma maior formação teórica sobre a produção de imagens, fato que é responsabilidade também das universidades.
Palavras-chave: História de Vida. MST. Ensino das Artes Visuais.
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1569 915.43 KB Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://www.ufsm.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Ensino de arte para alunos com deficiência: relato dos professores |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MICHELETTO, Franciane Sonni Martins
A literatura tem pontuado a importância da adaptação e adequação de recursos e estratégias para o ensino do aluno com deficiência. Nesse sentido, a disciplina de Arte poderia ser uma área importante para os professores do ensino regular, das diferentes disciplinas, vincularem seus objetivos de ensino e favorecerem as adequações necessárias aos alunos com deficiência. Considerando-se esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar o relato dos professores responsáveis pela disciplina de Arte, em relação às contribuições desta para o aluno com deficiência. Participaram desse estudo três professoras do Ensino Regular Fundamental de 1a à 4a séries, atuantes na disciplina de Arte com alunos com deficiência matriculados nas suas salas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada e caderno de conteúdo. Após a primeira entrevista com os três professores, os resultados foram transcritos e organizados no caderno de conteúdo por meio de categorias, e entregues as professoras que analisaram suas falas, nos três encontros subseqüentes. Ao serem realizados os procedimentos de coleta de informações, por meio do caderno de conteúdo, foram estabelecidos os temas e subtemas de acordo com o objetivo proposto: Tema 1 – Formação do professor, identificados os subtemas: - formação básica, continuada e assessorias; Temas 2 – Comunicação, subtemas: interação, compreensão e formas de expressão; Tema 3 – Planejamento Pedagógico, subtemas: objetivo, procedimento, adaptação curricular e resultados. Os temas e subtemas foram encaminhados para avaliação de dois juízes com experiência na área. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância da Arte para os alunos com deficiência, porém encontram dificuldades em atuar com os mesmos. Assim sendo, foi possível constatar que todas as professoras tinham curso superior, entretanto, nenhuma delas cursou Graduação ou Formação Continuada em Artes, tampouco cursos de capacitação a respeito do aluno com deficiência. Evidenciou-se, também, que as entrevistadas apresentaram dificuldades em promover a interação dos alunos com deficiência junto aos demais alunos. Embora tenham mostrado esforço em adaptar algumas estratégias didáticas de trabalho na disciplina de Arte, estas não têm contribuído de maneira relevante para viabilizar a influência mútua desses alunos. Não manifestaram, portanto, realizar procedimentos que contemplem o real significado da Arte. As professoras entrevistadas acreditaram que o ensino da Arte favorece o desenvolvimento dos alunos, o que é considerado relevante. Todavia, os dados revelaram a necessidade de as professoras compartilharem de uma visão mais ampla do fazer artístico, pensando na construção de uma aprendizagem mais significativa, abarcando recursos e procedimentos que contribuíssem para uma prática mais inovadora. Tais dados indicaram a necessidade de programas direcionados à formação dos educadores para atuarem na disciplina de Arte junto aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência.
Palavras-chave: Educação Especial. Arte. Formação de Professores. Inclusão.
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11673 704.70 KB Universidade Estadual Paulista - UNESP http://polo1.marilia.unesp.br |
Categoria: Arte Dissertações |
O ensino de Desenho. Saberes e práticas das professoras de Artes: um olhar...muitas possibilidades |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
FRANÇA, Léa Carneiro de Zumpano
A presente pesquisa, de cunho qualitativo, investiga os saberes de quatro professoras de Artes, da Rede Municipal de Ensino, no intuito de compreender as bases teóricas e as experiências construídas no ensino de desenho, com vistas a responder às questões: Que concepções de desenho fundamentam suas ações em sala de aula? Como, quando e com qual objetivo o desenho é proposto aos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da RME de Uberlândia? Com esta finalidade e fundamentado em Derdyk (1989), Frange (1995), Morais (1995), Buosso (1990), Artigas (1999) Motta (1967) e Amílcar de Castro (1999), este estudo aborda o desenho como conhecimento, linguagem, expressão, comunicação, registro, representação, projeto, invenção e desígnio. A pesquisa utiliza, como referencial teórico, Tardif (2002), Zabala (1998), C. Gauthier (1998), B. Charlot (2000), Freire (2004) e Hernández (2005), na perspectiva de que práticas significativas são construídas no fazer cotidiano do docente. Parte do pressuposto de que o ensino de desenho, nas aulas de Artes, ministrado por professoras com licenciatura em Educação Artística e comprometidas com sua formação contínua por meio da participação em grupos de estudo e/ou pesquisa, como também com experiência na docência, pode tornar-se mais significativo para o aluno em decorrência da sua constituição e da especificidade desse conteúdo. Procura, a partir dos relatos das colaboradoras, analisar e discutir os dados sobre as concepções que permeiam o trabalho educativo com o desenho, o seu ensino e que percursos metodológicos subsidiam as ações. As respostas apresentadas pelas professoras revelam que compreendem o desenho na concepção de projeto, registro, representação, linguagem, expressão, etapa de processos criativos. Além disso, evidenciam uma diversidade de trajetórias pedagógicas, ensinam por meio de proposições temáticas, discutem a estereotipia, propõem percursos desenhantes a partir de “referências” gráficas ou figurativas, dos elementos de linguagem visual e utilizam materiais alternativos. Os resultados desta pesquisa indicam como significativos e imprescindíveis os fazeres e os saberes construídos pelas docentes, pois, além de delinear suas concepções a respeito do ensino de desenho, constitui-se em ponto de partida para promover o diálogo entre as propostas educacionais e as práticas educativas no ensino de Artes, bem como incentivar sua formação continuada, o modo de “ser” professora, de ensinar e de aprender desenho.
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7840 407.74 KB Universidade Federal de Uberlândia - UFU http://www.bdtd.ufu.br |
Categoria: Arte Dissertações |
Jeunesses Musicales e sua representação civil no Paraná: Juventude Musical Brasileira 8a Região PR/ |
Versão: PDF Atualização: 16/3/2012 |
Descrição:
MENON, Fernando
Esta dissertação apresenta estudo de sociedades civis promotoras de atividades musicais no Brasil, através do levantamento histórico da sociedade civil Juventude Musical Brasileira 8a Região-PR/SC - Setor do Paraná (JMB 8aRegião/SPR). A matriz da Juventude Musical Brasileira (JMB), fundada em 1952 pelo maestro Eleazar de Carvalho, foi a representação nacional das Jeunesses Musicales International (JMI), criadas na Bélgica, em 1940, pelo musicólogo belga Marcel Cuvelier, as quais tinham como objetivo “afastar o pensamento dos jovens da guerra e cooperar para a integração entre os diferentes povos através da música ”. A pesquisa investigou os antecedentes históricos que justificaram a fundação das JMI na Bélgica durante a ocupação das tropas alemãs naquele país, em 1940, relacionando os seus princípios com o escotismo de Baden Powell e contra a disseminação dos ideais nazistas feita através da Juventude Hitlerista. A representação das JMI no Brasil, teve a colaboração decisiva do musicólogo Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, representante do Setor de Música da UNESCO entre 1947-1965 e a presença personalista do maestro Eleazar de Carvalho, que foi o diretor geral da Juventude Musical Brasileira, durante o período estudado neste trabalho, 1953-1963. A JMB atuou no Brasil estruturada em dez Regiões, como eram denominadas as sedes estaduais da entidade, desenvolvendo atividades relacionadas à educação musical como concertos didáticos, concursos de instrumentistas, congressos nacionais e programas de rádio. No Paraná, a JMB 8aRegião/SPR foi amparada pela Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI) e pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tendo como diretor regional, Fernando Corrêa de Azevedo, também diretor da SCABI e da EMBAP, irmão de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.
Palavras-chave: Musicologia Histórica. Juventude Musical Brasileira. Jeunesses Musicales. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. SCABI. Fernando Corrêa de Azevedo.
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1258 1.36 MB Universidade Federal do Paraná - UFPR http://www.artes.ufpr.br/ |
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