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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Manual de utilização do programa Philcarto  Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
GIRARDI, Eduardo Paulon

Nosso objetivo é disponibilizar um manual de utilização do programa de cartomática Philcarto, em português, para possibilitar a difusão do programa no Brasil e com isso ampliar uso do mapa nas pesquisas geográficas brasileiras.

Palavras-chave: Philcarto. Software. Cartografia. Geoprocessamento. Geotecnologias. Geografia. Espaço geográfico.

Downloads 3483  3483  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/downloads.htm
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Cartografia Tátil: Pesquisa e Perspectiva no Desenvolvimento de Material Didático Tátil Popular Versão: 
Atualização:  24/9/2013
Descrição:
VENTORINI, Sílvia Elena; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de

Iniciou-se em 2000 o Projeto de Pesquisa: "Cartografia Tátil: Elaboração de Material Didático de Geografia para Portadores de Deficiência Visual”. O principal objetivo desse projeto era desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. A aplicação desta linguagem ao ensino da Cartografia e da Geografia foi voltada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, das classes de recurso da EMIEE – “José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais – Araras - SP. O desenvolvimento desta pesquisa auxiliou os alunos cegos e com visão subnormal, que frequentam aulas nas classes de recursos da escola especial, a ampliarem seus conhecimentos sobre o espaço geográfico que vivem e atuam, bem com, na integração com seus colegas videntes. O desenvolvimento de maquete representando o espaço cotidiano dos alunos lhes permitiram maior confiança em seus mapa mentais. Todos os alunos, que participaram desta pesquisa, evoluíram no conhecimento e domínio do ambiente que os cercam, bem como, nos aspectos relativos à Geografia e Cartografia.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Geografia. Material didático. Maquete. Linguagem tátil. Ensino de Cartografia. Ensino de Geografia.

Downloads 1039  1039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://www.cartografia.org.br
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Uso de linguagem cartográfica no ensino de Geografia: os mapas e Atlas digitais na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
MOURA, Leda M.C.

Este artigo tem o intuito de apresentar os mapas e Atlas digitais como uma alternativa para o uso da linguagem cartográfica no ensino de Geografia. A primeira parte, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, descreve a relevância da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia; faz uma breve descrição das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de sua importância no cotidiano das pessoas. Apresenta, também, as ferramentas disponíveis na web – em especial o Google Earth e o Google Maps e busca fazer uma relação entre tecnologias e a linguagem cartográfica, propondo o uso dessas ferramentas - presentes nas escolas públicas do Estado do Paraná por meio do Programa Paraná Digital (PRD) - nas aulas de Geografia. Na segunda parte, relata uma experiência de uso do Google Maps em aulas do Ensino Fundamental (7a. Série), realizada no Colégio Estadual Euzébio da Mota, em Curitiba, no primeiro semestre de 2008. Por fim, partindo da experiência, faz algumas considerações a respeito da viabilidade da proposta de unir linguagem cartográfica e mapas/Atlas digitais em salas de aula.

Palavras-chave: Mapas. Atlas digitais. Cartografia. Geografia. Google Earth. Google Maps.

Downloads 2943  2943  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site 
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Uma metodologia de trabalho de campo para o ensino de Geografia nas séries iniciais da escola fundam Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de; MIRANDA, Sérgio Luiz; REIS, Laura; SILVA, Tiago de Deus

Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma metodologia do trabalho de campo como atividade pedagógica e discutir sua importância para o estudo do espaço local, no ensino de geografia, nas séries iniciais da escola fundamental (1.a a 4.a séries), enfatizando os procedimentos metodológicos e as possibilidades de registro e exploração dos dados obtidos no campo através de diferentes linguagens, particularmente as gráficas, cartográficas e fotográficas. O trabalho trata de uma atividade realizada como parte de um curso de extensão oferecido para os professores da educação básica que atuam profissionalmente nas séries iniciais de ensino fundamental em escolas da rede municipal de ensino de Uberlândia, MG. O curso “Cartografia no ensino de geografia para as séries iniciais: práticas educativas” foi ministrado no período de março a agosto de 2008, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais – CEMEPE, da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia-MG. O objetivo principal desse curso foi proporcionar aos professores que não possuem formação acadêmica específica em Geografia melhores condições para tratarem dos conhecimentos geográficos e cartográficos na abordagem do espaço local, como conteúdos do ensino previstos nas orientações curriculares atuais. Diante disso, o trabalho de campo foi proposto como uma das atividades a serem desenvolvidas com os professores durante o curso, pois o mesmo contribui para uma maior compreensão do espaço local, uma vez que permite uma abordagem integrada dos diferentes aspectos geográficos. O trabalho de campo foi planejado a partir da análise das diretrizes curriculares municipais, as quais norteiam o programa de ensino dos professores, sendo que a partir delas foram destacados alguns temas do estudo do espaço local pertinentes para a execução dessa atividade, a saber: o comércio local, localização dos serviços públicos, relevo, hidrografia, vegetação, problemas ambientais (erosão dos solos, destruição de mata ciliar e do cerrado, deposição do lixo), bem como a transição cidade-campo. Para a consecução dessa atividade foi escolhido o Bairro Laranjeiras, situado na zona sul de Uberlândia, MG, por se tratar do local onde está localizada uma escola – Sebastiana Pinto - na qual trabalham quatro professoras participantes do curso. Além disso, esse bairro oferecia boas condições para se fazer uma análise dos vários aspectos geográficos que foram selecionados por meio das diretrizes curriculares.

Palavras-chave: Geografia. Cartografia. Aula de campo. Séries iniciais. Ensino fundamental. Diretrizes Curriculares. Educação Básica.

Downloads 5457  5457  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma EGAL  Site 
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapas, saber e poder Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
HARLEY, Brian

Um livro sobre o conjunto de imagens geográficas que não incluísse o mapa pareceria um Hamlet sem o Príncipe. Entretanto, ainda que os mapas estejam há muito tempo no centro dos discursos sobre a geografia, raramente eles são lidos como textos “profundos“ ou como formas de saber socialmente construídas. “A interpretação dos mapas" implica habitualmente o estudo de suas “características geográficas” sem indicar como, enquanto forma manipulada do saber, eles contribuíram para moldar estas características. Certamente, na geografia política e história do pensamento geográfico, vinculam-se cada vez mais os mapas e o poder, sobretudo nos períodos de história colonial. Mas o papel particular dos mapas, como imagens ligadas a contextos históricos precisos, quase não se sobressai do discurso geográfico no qual eles estão inseridos. O que falta, é o sentimento do que Carl Sauer chamava de eloquência dos mapas. O que podemos fazer para que os mapas “falem” dos mundos sociais do passado?

Palavras-chave: Mapas. Poder. Geografia. Ícones. Política. Pensamento geográfico.

Downloads 921  921  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://confins.revues.org
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Mapa tátil: passaporte para a inclusão Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Luciana Cristina de

Esse artigo versa sobre a importância de um instrumento facilitador da mobilidade do portador de deficiência visual no centro de cidades e o auxilie na aquisição de independência pessoal e social. Relata a experiência vivida pelas autoras durante a elaboração de um Mapa Tátil em escala grande, da área central de Florianópolis, atividade que promoveu a ligação entre ensino, pesquisa e extensão, considerando as disciplinas de Cartografia, o ensino de Geografia e o papel dos mapas na formação de uma consciência espacial do cidadão.

Palavras-chave: Cartografia tátil. Geografia. Deficiência visual.

Downloads 979  979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Experiência na aplicação da Cartografia tátil no ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de

Ver, escutar, cheirar, degustar e tocar. Todos esses sentidos são os meios que utilizamos para receber as informações do entorno. Essas informações são fundamentais para o nosso desenvolvimento e também para nos comunicarmos. A pessoa com deficiência visual tem diminuída ou mesmo comprometida a capacidade de decodificar informações que estão sintetizadas em imagens, necessitando de uma adaptação dessa informação para a sua compreensão parcial ou total. Quando isso ocorre, os demais sentidos, principalmente a audição e o tato, se forem estimulados de maneira correta, podem auxiliar e até substituir a visão no processo de percepção e interação com o meio. A estimulação deve levar em consideração que as pessoas, independente de apresentarem uma deficiência, não constróem seu esquema corporal sozinhas, elas necessitam da relação com outras pessoas e com o meio. A pessoa que não constrói satisfatoriamente seu esquema corporal terá dificuldade de reconhecer o espaço ao seu redor, prejudicando sua mobilidade e, por consequência, sua autonomia. Juntamente com a estimulação correta dos demais sentidos é fundamental a adaptação ou modificação da forma como a informação é disponibilizada a esse público. Este trabalho relata a experiência na seleção e adaptação de mapas e ilustrações para a linguagem tátil com o objetivo de auxiliar o ensino sobre alguns aspectos da cidade de São Paulo, com destaque para o seu crescimento urbano para estudantes com deficiência visual. Elaborou-se uma sequência de mapas que representam a área urbana de São Paulo em cinco épocas distintas. Foi construída uma maquete que representa a cidade na primeira metade do século XIX, a maquete contém alguns sensores de toque que permitiram a inserção de sons com informações sobre patrimônios históricos da região central da cidade. O objetivo desses materiais é proporcionar a compreensão de um recorte histórico geográfico sobre São Paulo, auxiliando o estudante com deficiência visual a avançar do nível da identificação e localização para a interpretação, análise e síntese dos assuntos estudados. Para ilustrar parte do processo histórico ocorrido optou-se por trabalhar, além da maquete e dos mapas, com ilustrações das fachadas de alguns edifícios históricos do centro, que também sofreram alterações, algumas bem radicais – como é o caso da igreja da Sé, demolida para dar lugar à atual catedral, por exemplo. O desenvolvimento do trabalho mostrou que quando os estudantes com deficiência visual têm a oportunidade de participar ativamente de um processo de aprendizagem que estimula sua percepção tátil, respeita sua vivência e trabalha com as noções básicas do mapa (escala, ponto de vista, orientação, localização e simbologia) podem alcançar níveis satisfatórios de compreensão das representações gráficas. Nesse sentido, é possível que a associação de mapas táteis com outros recursos didáticos como maquetes sonoras e ilustrações facilite o processo de aprendizagem de um tema especifico para estudantes com deficiência visual, desencadeando uma discussão mais ampla e reflexiva sobre o que está sendo estudado.

Palavras chave: Cartografia tátil. Deficiência visual. Ensino de Geografia. Inclusão. Mapas táteis. Maquete sonora.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Comunicação cartográfica com a utilização do philcarto: um estudo do acesso do lazer em Londrina -PR Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:
ARCHELA, Rosely S.; BORTOLO, Marizangela A. de; FORMIGA, Michel O.

Apresentamos aqui uma análise dos dados levantados sobre os clubes e associações na cidade de Londrina, correlacionados, com dados de população e renda, evidenciando a distribuição e o acesso ao lazer proporcionado por esse tipo de serviço em Londrina. Utilizamos o software Philcarto, que consiste em um programa de cartografia temática, e outros dois softwares, o Microsoft Excel® e o Adobe Ilustrator®, para a produção de mapas temáticos, com o objetivo de obter uma melhor visualização da concentração das variáveis em estudo. Os mapas elaborados nesta pesquisa farão parte do Atlas Digital Urbano-Ambiental de Londrina, com previsão de término em dezembro de 2004.

Palavras-chave: Londrina. Philcarto. Mapas. Atlas. Cartografia.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para mobilidade Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:

O Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para mobilidade foi produzido pelo Labtate - Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar - , da UFSC, e tem como objetivo orientar os professores na confecção desse tipo de mapa.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas táteis. Cartografia escolar. Geografia. Inclusão.

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Categoria: Geografia Cartografia
Fazer Download agora!Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para a educação Popular Versão: 
Atualização:  5/9/2013
Descrição:

O Catálogo de símbolos e materiais de mapas táteis para a educação foi produzido pelo Labtate - Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar , da UFSC e tem como objetivo orientar os professores nas confecção desse tipo de mapa.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas táteis. Cartografia escolar. Geografia. Inclusão.

Downloads 930  930  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSC  Site 
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