Visando a refletir sobre fundamentos e aspectos envolvidos num tema de grande discussão atual, a Bioética, e considerando a importância do processo de formação inicial de professores, esta pesquisa focaliza implicações da Bioética na formação cognitiva e humana de licenciandos em Ciências Biológicas. Num contexto que remete a Bioética a questões educacionais, por meio de uma abordagem qualitativa, busca a compreensão dos fenômenos a partir de uma análise textual discursiva das concepções de professores de uma universidade quanto a implicações da Bioética na formação dos profissionais da educação em Ciências e Biologia.
Palavras-chave: Bioética. Formação profissional. Ciências. Ensino. Biologia.
Este trabalho teve como objetivo investigar a formação inicial de professores de Biologia e Ciências, os saberes construídos no período de estágio supervisionado, bem como abordar elementos que auxiliem na compreensão da construção da identidade profissional.
Palavras-chave: Formação de professores. Ciências. Biologia. Estágios supervisionados. Prática de ensino.
A promoção de estilos para uma vida saudável pode contribuir para a saúde de crianças e adolescentes, sendo que as unidades de ensino se apresentam como um espaço privilegiado para esse tipo de atividade. Objetivou-se conhecer o estado nutricional, preferências alimentares e estilo de vida de 578 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em sete escolas públicas da cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Adolescentes. Antropometria. Consumo de alimentos. Educação nutricional. Escola pública. Estado nutricional. Saúde escolar. Vigilância nutricional.
A cobertura florestal atual do Estado do Paraná representa menos de 10% da vegetação original existente no início do século XX e está distribuída em sua grande maioria em pequenos fragmentos. Esta situação dificulta, ou até mesmo impossibilita, a regeneração dos ambientes degradados por meio da sucessão secundária natural, devido à distância de fontes de propágulos das áreas a serem colonizadas. Neste contexto, reflorestamentos podem ser usados para acelerar e/ou possibilitar a restauração de ambientes degradados e o restabelecimento da biodiversidade, pois atraem animais dispersores e oferecem as condições microclimáticas necessárias para o desenvolvimento de espécies vegetais de estágios sucessionais mais avançados. O presente estudo apresenta, em três capítulos, os dados do levantamento das espécies que regeneram no sub-bosque de reflorestamentos.
Considerando a importância dos conceitos de Evolução para a Biologia e para o ensino dessa disciplina, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca da Evolução, a partir de artigos, referentes a esse tema, apresentados em duas revistas de Divulgação Científica brasileiras – a Galileu e a Superinteressante –, enfatizando as potencialidades e limitações para o uso desse material em sala de aula.
Esta pesquisa tem como objetivo mais amplo realizar uma reflexão sobre a metodologia de ensino de Biologia nas escolas públicas de 2º grau. Busca identificar as relações implícitas ou explícitas que têm sido estabelecidas entre a Biologia enquanto produtora do conhecimento biológico e a Biologia enquanto disciplina do ensino de 2º grau, principalmente no que se refere aos conteúdos que envolvem, direta ou indiretamente, os conceitos de Evolução.
Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar a influência da educação ambiental na formação continuada de professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Itapira, São Paulo. Tal investigação pautou-se em um programa de aperfeiçoamento para 33 educadores, de forma que pudessem trabalhar transversalmente a questão ambiental em suas escolas. O programa seguiu os princípios e orientações da teoria epistemológica de Jean Piaget.
Palavras-chave: Educação. Ambiental. Programa. Jean Piaget. Educadores.
A silicose é causada pela inalação de partículas de sílica resultando em doença inflamatória crônica, com formação de granulomas e fibrose pulmonar. Neste trabalho avaliamos a quimiotaxia, a fagocitose via CRI e CRJ e, a produção de ânion superóxido por monócitos de vinte e um indivíduos expostos cronicamente à sílica, e de quinze indivíduos normais.
Este trabalho teve por objetivo apresentar como o tema doença genética é tratado no livro didático de Biologia, e de que forma o ensino desse conteúdo, da maneira como está apresentado no livro didático, contribui para que os jovens cidadãos possam conhecer as doenças genéticas que considero serem mais importantes para o entendimento da realidade à sua volta, estando aptos a utilizar esse conhecimento diante de situações do cotidiano.
Atualmente grande parte da Mata Atlântica do Estado de São Paulo encontra-se distribuída em fragmentos de diferentes tamanhos. Estudos anteriores indicam que a fragmentação florestal afeta a comunidade de borboletas podendo alterar sua composição e diversidade. Tendo em vista a importância de se conhecer a fauna destes remanescentes florestais, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar a guilda de borboletas frugívoras de dez remanescentes florestais (11 a 83 hectares) no Alto Paraíba - SP e verificar se a diversidade deste grupo se distribui de maneira aleatória no tempo e no espaço.
Palavras-chave: São Luiz do Pairitinga (SP). Partição aditiva. Fragmentação florestal. Lepidoptera nymphalidae. Mata Atlântica.