Considerando-se o elevado número de acidentes com petróleo e seus derivados que vem ocorrendo atualmente no Brasil e a escassez de trabalhos sobre os efeitos destes contaminantes nos organismos aquáticos, testes de toxicidade voltados para a avaliação dos efeitos destes poluentes em espécies de peixes de ambientes neotropicais são necessários e urgentes. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do óleo diesel em parâmetros bioquímicos, fisiológicos e histológicos da espécie de peixe Neotropical Prochilodus lineatus (curimba), após exposição aguda e sub-crônica à fração solúvel de óleo diesel (FSD).
O objetivo do trabalho foi avaliar a biomassa microbiana do solo (BMS) como parâmetro bioindicador de alterações no agroecossistema em virtude do manejo agrícola adotado. A BMS foi analisada em quatro diferentes ensaios experimentais de longa duração. Os ensaios foram instalados na fazenda experimental da Embrapa soja, em Londrina/PR, em Latossolo Vermelho Eutroférrico. As avaliações foram feitas em amostras de solo coletadas na camada de 0-10 cm de profundidade.
Os microrganismos do gênero Staphylococcus estão entre os maiores agentes causadores de infecção comunitária e hospitalar em todo o mundo. O crescente aumento de infecções nosocomiais por Staphylococcus aureus meticilina-resistente (MRSA) representa um desafio ao controle epidemiológico destes microrganismos, devido à disseminação horizontal, característica de sua expansão clonal. O presente estudo objetiva a caracterização fenotípica de resistência em MRSA, além da tipagem molecular de 107 isolados de MRSA provenientes de pacientes internados na UTI adulto do HC-UFPR em um período de 4 anos.
Considerando as possibilidades e limitações da educação prisional, o presente trabalho buscou analisar o impacto da exibição de um filme de longa-metragem na educação prisional do DF para a promoção de aulas de Biologia baseadas na problematização e no diálogo propostos por Paulo Freire. A investigação foi qualitativa e a fonte de dados foi o ambiente da sala de aula prisional no qual, inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem, exibido um filme de longa-metragem, um de curta-metragem e um documentário. Foi aplicado um questionário para verificar a apreciação dos alunos em relação ao uso do filme com fins didáticos e exibido o filme “Gattaca”. Após a exibição ocorreu discussão e realização de atividades didáticas. A experiência aqui apresentada sugere que a utilização do filme na educação prisional pode favorecer o ensino de Biologia, estimulando diálogo acerca de assuntos biológicos, além de incentivar o exercício de leitura de mundo, a autoreflexão e mesmo momentos de liberdade pessoal.
Palavras-chave: Educação prisional. EJA prisional. Ensino de biologia. Uso de cinema na educação.
DNA topoisomerases são enzimas que participam de diversos processos celulares tais como replicação, transcrição, recombinação e segregação dos cromossomos. Tais enzimas atuam clivando transitoriamente uma fita(topoisomerases do tipoI) ou ambas (topoisomerases do tipoII) as fitas da molécula de DNA. As topoisomerases são alvos de agentes bactericidas e de drogas anti-tumorais e podem vir a ser um importante alvo para quimioterapia de doenças causadas por parasitas. Neste trabalho clonamos e caracterizamos o gene que codifica a enzima topo II do tripanosomatídeo monoxênico Blastocrithidia culicis (BcTOP2), uma vez que, esta enzima pode vir a ser usada como protótipo pra topoisomerases de tripanosomatídeos patogênicos e conseqüentemente um excelente modelo para estudos funcionais e estruturais.
Não é de hoje que se houve falar em agressão ao meio ambiente e ao próprio homem, parte deste. É, contudo, a partir do advento da globalização e da sociedade de risco que tal problemática começa a tomar contornos de realidade, especialmente nos países em desenvolvimento, como os da América Latina. Com base nesta “crise” de consciência ou percepção, objetiva-se estudar a transdisciplinariedade nos Comitês de Ética em Pesquisa como um novo paradigma possível para a solução de controvérsias bioéticas nas pesquisas biomédicas com seres humanos na América Latina.
O trabalho teve como objetivo verificar as diferenças de comportamento existentes entre Biomphalaria glabrata, variantes albina e melanica, em relação a susceptibilidade ao Schistosoma mansoni, através da observação da eliminação de cercárias por um período de 3 meses e a verificação das taxas de mortalidade nos moluscos controles e infectados. Foi também objetivo do trabalho analisar a existência de diferenças em número de células estreladas e não estreladas nos diferentes períodos de infecção e observar, através de cortes histológicos, a evolução da infecção nos tecidos.
A literatura tem discutido a relação entre o conhecimento escolar e os demais saberes sociais. Autores defendem que o conhecimento escolar nas disciplinas científicas se constitui a partir da relação com o saber cotidiano e o saber científico. No Brasil a história do Ensino de Ciências tem revelado um quadro de improvisações, no qual o professor, em decorrência de uma má formação, se apoia nos livros didáticos para preparar suas aulas. Devido a sua importância no quadro educacional brasileiro, o livro didático de ciências se tornou alvo das preocupações de pesquisas e programas governamentais. Este trabalho analisou livros de Ciências do ensino fundamental e livros de Biologia do ensino médio, verificando a distância que mantêm do conhecimento de referência.
Palavras-chave: livros didáticos. Ensino de Ciências. Ensino de Biologia. Conhecimento escolar. Conhecimento científico.
Este estudo permitiu analisar as concepções de ensino e de aprendizagem que orientam as práticas pedagógicas de professores de Ciências e de Biologia de uma escola pública de Porto Alegre e a importância atribuída por eles aos conhecimentos prévios, aos questionamentos, às atividades experimentais e à pesquisa em sala de aula.
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar dimensões da formação do professor em educação ambiental que precisam ser atendidas para que se possa introduzir a educação ambiental no dia a dia do ensino fundamental e médio. Seus objetivos específicos foram: investigar a concepção de professores sobre meio ambiente e educação ambiental e analisar as mudanças nas respostas quanto aos objetivos, temas, estratégias, valores e atitudes e enfoque da educação ambiental, antes e após uma oficina com 40 horas presenciais.