O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo.
Este trabalho investiga um processo de ensino-aprendizagem de Evolução no qual concepções do professor e de seus alunos foram identificadas e analisadas. O processo foi desenvolvido em uma sala de aula de 2° ano de Biologia, de uma escola pública estadual de ensino médio da cidade de Belém (PA).
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a utilização de recursos audiovisuais e o ensino de Ciências, observando as diferentes formas de aplicação na sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo “estado do conhecimento”, produzida nas últimas décadas de forma significativa. Foram analisados os trabalhos publicados nos ENPECs (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), no período de 1997 a 2007, em que o uso de recursos audiovisuais é abordado no ensino em Ciências.
Palavras-chave: Ciências. Educação e Ensino. Recursos Audiovisuais.
A presente dissertação consiste em um estudo de caso sobre a utilização de aulas práticas de laboratório no ensino de Biologia em turmas de Ensino Médio de uma escola do Distrito Federal. Foi investigado como aconteciam as aulas no laboratório e foi proposta uma nova estratégia a partir de uma abordagem construtivista. A aceitação dessa nova estratégia foi avaliada por meio de entrevistas com os professores e estudantes que participaram do processo e vivenciaram também a estratégia original, além da sondagem dos conteúdos assimilados pelos estudantes por meio de um questionário. O resultado dessas avaliações mostrou que, com a nova estratégia, as aulas passaram a ser mais motivadoras, pois os alunos interagiam mais entre si e com o professor, participando do processo de elaboração dos experimentos.
Palavras-chave: Aulas de laboratório. Construtivismo. Ensino de Biologia. Ensino Médio. Atividades experimentais.
Existe hoje um desequilíbrio entre os avanços tecnológicos e os processos de formação para uso das tecnologias no ensino brasileiro de forma reflexiva. O presente trabalho explorou o desenvolvimento de cursos de formação continuada para uso da informática no ensino de Biologia, assim como formas de analisar este processo, desenvolvendo um programa reflexivo e participativo. Participaram dos cursos professores de escolas públicas e privadas. Foram usados "softwares livres" educacionais voltados ao Ensino Médio de Biologia, dentre os quais Nutrição, Ciclo de Vida em Vegetais, Movimentos de Plantas, Estômatos e Embriologia.
Palavras-chave: Formação continuada. Ensino de Biologia. Planejamento de aulas.
O crescimento da população de capivaras é favorecido por ações do homem sobre o meio ambiente. Existe no Parque Tingui, cidade de Curitiba, Estado do Paraná, condições que favorecem o aumento exponencial da população desses animais. Esse fato, aliado à proximidade com animais domésticos e o homem, pode possibilitar a transmissão de patógenos que utilizam a capivara como reservatório ou hospedeiro. Com o objetivo de determinar os riscos que esses roedores representam para a saúde pública, foi investigado no presente estudo a sua condição sanitária.
Estudos na área de saúde apontam o aumento da epidemia de Aids na população feminina. Frente a esta situação, o governo brasileiro estabeleceu normas e estratégias de prevenção, sendo as mulheres pauperizadas alvo das ações de educação e saúde. A dificuldade de trabalhar a prevenção ao HIV/Aids no nosso contexto histórico-cultural de relações de gênero e poder configurou a questão deste projeto de pesquisa: o que leva mulheres, infectadas ou não, a não se cuidarem frente à Aids. "Do ponto de vista das mulheres, o que dificulta a sua prevenção à infecção seja ela primária ou secundária". O presente estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica da história oral. Foram entrevistadas 19 mulheres, sendo 9 soropositivas e 10 mulheres que não sabiam sua sorologia para o HIV, julgando-se não soropositivas.
Palavras-chave: Sexo. HIV. AIDS. DSTs. Prevenção. Levantamento de dados.
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de alunos com o aprender Biologia por atividades investigativas no nível médio de ensino. Como base teórica, a pesquisa se inspira nos estudos da Relação com o Saber, de Bernard Charlot. É privilegiado a relação epistêmica com o aprender dos estudos de Charlot, que discute que o aprender pode assumir diferentes significados para os alunos. Nas análises das relações dos alunos, é identificado e discutido os sentidos que atribuem ao aprender no processo educativo. Os dados foram coletados a partir de observações de aulas de uma professora que realiza o Ensino de Biologia por atividades investigativas e, principalmente, de entrevistas semiestruturadas com os alunos e a professora.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Ensino por Investigação. Relação com o aprender.
As imagens sempre desempenharam um papel fundamental na representação do conhecimento científico. Na Biologia, a visualização de determinados fenômenos é imprescindível para a sua compreensão, e o que se observa é o aumento tanto da presença das imagens nos livros didáticos quanto de sua utilização em situações de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como foco um tipo específico de imagem, o esquema. Com o objetivo de identificar o papel pedagógico dos esquemas na compreensão do fenômeno fotossintético, buscamos evidenciar as representações dos alunos acerca desse fenômeno, a forma como essas representações orientam a leitura dos esquemas que representam a fotossíntese e como os alunos interpretam os elementos icônicos e simbólicos utilizados na elaboração dos esquemas.
Entre os objetivos principais da pesquisa destacam-se a análise do estado nutricional, consumo de energia e nutrientes e a participação dos macronutrientes na dieta de amostra de 1325 escolares, matriculados em vinte unidades de ensino de dez municípios brasileiros.
Palavras-chave: Adolescência. Alimentação escolar. Consumo de alimentos. Desenvolvimento físico. Dieta. Educação nutricional. Estado nutricional. Infância. Necessidade energética. Saúde pública. Segurança alimentar.