Categoria: Ciências Dissertações |
A ingestão de alimentos e as orientações da escola sobre alimentação, sob o ponto de vista do aluno |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MAINARDI, Neuza
Embasada na Constituição da República Federativa do Brasil, entra em vigor em 20/12/96 a Lei Federal 9394/96 que define as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A seguir, em 1998, são estabelecidos pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), e propostos Temas Transversais a serem trabalhados em todas as séries e por todos os docentes do Ensino Fundamental. Os temas transversais são: Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual, Ética e Pluralidade Cultural. A Educação Alimentar e Nutricional, de acordo com os PCN, se envolve nos temas Saúde e Consumo e apresenta um vasto espaço de ações educativas para o Ensino Fundamental. Partiu-se da hipótese de que os interesses dos alunos não vêm sendo contemplados na escola, quanto a Educação Alimentar e Nutricional. Pretendeu-se, na presente pesquisa, verificar quais alimentos têm sido preferidos por 1.414 alunos concluintes do ensino fundamental, no dia-a-dia e se a escola os vem atendendo em suas dúvidas, oferecendo-lhes orientações sobre o assunto em todas as séries do ensino fundamental, como prevê a legislação; verificou-se, pelas informações dos alunos, em que série(s) escolar(es) recebem orientações sobre os alimentos; quais professores de quais matérias os têm orientado; se têm noção de um cardápio que seja adequado às suas necessidades; se as cantinas escolares vendem produtos alimentares recomendados pelos professores em sala de aula ou trabalham em dissonância com as recomendações nutricionais. Conclui-se, confirmando nossa hipótese, que, na opinião dos alunos, a contribuição da escola tem sido pequena quanto a Educação Alimentar e Nutricional; alunos de zona urbana e rural, do sexo masculino e feminino, da rede regular e da educação supletiva, do período diurno e noturno, de escolas públicas e particulares apontam a família como a principal formadora de seus hábitos alimentares; os alunos do período noturno, tanto da rede regular quanto da educação supletiva são os que mais demonstram terem sentido a influência da escola, neste particular. Os alunos apresentam sugestões para que a escola atenda melhor os seus interesses quanto à educação alimentar.
|
1653 0 bytes USP http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002254.pdf |
Categoria: Ciências Dissertações |
Leitura no Ensino de Física: Concepções, Sentidos, Possibilidades e Dificuldades Segundo o Olhar dos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LEITE, Álvaro Emílio
Neste trabalho procuramos entender os sentidos e concepções subjacentes as praticas dos professores quando realizam atividades de leitura em aulas de Física, bem como discutir as possibilidades e dificuldades apontadas por eles para o uso desse recurso. Tomando como referencia a concepção de que a leitura e um elemento da cultura escolar que deve ser explorado, ressaltamos a relação intima entre Educação e Cultura sugerida por Forquin e utilizamos as considerações de Charlot para argumentar que a origem social não e determinante para a formação de bons ou maus leitores, alem de interagirmos com diversos textos e pesquisas produzidos sobre a temática pelos pesquisadores do campo de ensino de Física no Brasil. A partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba, identificamos aqueles que declararam desenvolver atividades de leitura em suas aulas, dentre os quais, a partir de critérios previamente estabelecidos, alguns deles se dispuseram a participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria dos professores, ao desenvolver atividades em sala, não toma o cuidado de sondar o universo de conhecimentos prévios que os alunos trazem sobre o texto e, também, não demonstram preocupações com a intencionalidade dos gêneros textuais propostos nas atividades. Ao destacar as dificuldades para desenvolver as atividades de leitura, os professores apontam a falta de habilidade para interpretação de textos dos alunos e as recorrentes copias de trechos do texto para responder as questões propostas apos a leitura. Atribuem essas dificuldades a maneira como as atividades de leitura são trabalhadas ao longo da historia escolar dos alunos, a falta de exemplos familiares e a origem social. Apontaram também a necessidade de materiais que tragam auxilio para o desenvolvimento de atividades de leitura em sala e a maior aproximação da Universidade com a escola. Por fim, alem de expor nossos pontos de vistas sobre os resultados e analises, destacamos a necessidade de aumentar o numero de pesquisas sobre o tema e encontrar caminhos para que elas façam parte efetivamente da formação dos professores
|
1759 0 bytes UFPR http://www.ppgeufpr.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=284 |
Categoria: Ciências Dissertações |
A Reestruturação Industrial e a Questão Ambiental: Estudo de Caso em uma Empresa de Médio Porte |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
MARQUES, Paulo Roberto Vieira
A revolução industrial, o avanço tecnológico, a globalização e a revolução da informação, dinamizados pelo processo globalizante da economia, são considerados os maiores responsáveis pela velocidade e intensidade do processo de reestruturação das empresas. O objetivo do presente trabalho foi analisar a relação, reestruturação industrial e as questões ambientais. Para tanto, apresenta-se um levantamento do quadro teórico conceitual relacionados a questão ambiental, bem como uma investigação em uma empresa de médio porte pertencente ao ramo industrial, de fabricação de ventiladores, localizada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, que passou por mudanças em sua estrutura, tanto física, envolvendo as adequações de espaços para realocar máquinas e equipamentos, afim de uma melhor agilidade no processo produtivo, e também, no melhor aproveitamento de mão-de-obra, materiais e espaço físico, com a junção dos maquinários e equipamentos por tipo de trabalho, próximos uns dos outros, quanto organizacional, envolvendo: pessoas, com relação a metodologia de trabalho; fluxograma de fabricação, com a alteração da linha de montagem, distribuindo de forma ordenada o maquinário e equipamentos afins e uma melhor agilidade no processo produtivo; áreas de estocagem, com a finalidade de melhor controle e escoamento rápido dos produtos fabricados; ambiental, com a melhoria do meio ambiente de trabalho. Os principais resultados deste processo foram os ganhos obtidos no tocante a: qualidade de vida do trabalhador, com a melhoria do ambiente de trabalho; redução de gastos, com a mudança da rotina operacional de fabricação dos produtos e mudança de “lay out”; o ganho ambiental, com a substituição de máquinas, equipamentos e processos poluidores e também, a percepção dos empregados e a mudança de postura dos mesmos devido a mudança ocorrida.
Palavras-chave: Reestruturação industrial. Meio ambiente. Indústria. Revolução Industrial.
|
1534 0 bytes Uniara http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=25681 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Avaliação da obrigatoriedade do zoneamento ecológico-econômico, no contexto do licenciamento ambien |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ATTANASIO, Gabriela Müller Carioba
O zoneamento ambiental, um dos instrumentos da lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), foi regulamentado pelo Decreto nº 4.297/02, com a denominação de zoneamento ecológico-econômico e tem se evidenciado como uma ferramenta importante de gestão e planejamento ambientais, dotada de aptidão para realizar caracterização e diagnóstico ambientais de determinado espaço, de acordo com a sua capacidade de suporte. Com essa característica, pode ser utilizado com eficiência no licenciamento ambiental de atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente, dotando o órgão licenciador de subsídios importantes para decidir sobre a viabilidade ambiental de um determinado empreendimento ou atividade. A caracterização e diagnóstico ambientais, produtos do zoneamento ecológico-econômico, também darão maior agilidade e dinamismo ao estudo de impacto ambiental, na medida em que permitem a identificação da melhor alternativa locacional do empreendimento, reduzindo a necessidade de adoção de medidas mitigadoras. O Decreto 4.297/02, em consonância com os dispositivos constitucionais e princípios fundamentais de proteção ao meio ambiente, bem como com as finalidades objetivadas pela lei da política nacional do meio ambiente, prevê que zoneamento ecológico-econômico é um instrumento de produção obrigatória pelo poder público, nas hipóteses por ele mencionadas. Contudo, pode haver questionamentos quanto à forma em que a obrigatoriedade foi veiculada (por meio de decreto) e se ele seria obrigatório somente nos casos em que já tivesse sido executado, pois, aparentemente, o decreto teria feito uma ressalva nesse sentido. Desta maneira, a discussão a respeito do dever de sua elaboração imediata se mostra relevante para que a implementação deste importante instrumento possa ser exigida do Poder Público.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável. Estudo de Impacto Ambiental. Gestão Ambiental. Licenciamento Ambiental. Planejamento Ambiental. Zoneamento Ecológico-Econômico.
|
3440 0 bytes USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Estudo quantitativo da vascularização do timo em gatos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BARROSO, Camila Ercolini
O timo é um órgão de grande importância imunológica durante a vida fetal e no período neonatal, para que o indivíduo se torne imunocompetente. É considerado, anatomicamente, o maior órgão com alta atividade linfopoiética no indivíduo jovem. O timo dos gatos apresenta duas porções, torácica e cervical, onde cada uma delas apresenta um lobo direito e esquerdo em sua maioria. A maior contribuição vascular origina-se da artéria torácica interna esquerda e do tronco braquiocefálico. Possui coloração rósea-pálido, localizado em região de mediastino cranial, entre os pulmões e na base do coração a porção torácica, e a porção cervical estende-se além das costelas em sentido cranial localizada ventralmente a traquéia. Foram utilizados 12 fetos de gatos domésticos, sem raça definida, machos e fêmeas, divididos em três grupos. Os timos foram processados para o estudo da microscopia de luz, e as análises estereológicas foram realizadas utilizando o método disector físico associado com o princípio de ConnEuler. As variações de volume, comprimento, espessura e largura de maneira geral apresentaram aumento conforme o desenvolvimento dos animais, com diferenças entre os sexos. As medidas estereológicas relativas a densidade numérica vascular (Nv(vasc)) apresentam-se maiores nas fêmea, ocorrendo uma diminuição gradativa e o número total de vasos no órgão (N(vasc)) apresentou valores maiores nos machos com uma diminuição gradual. A estimação da densidade do comprimento do vaso (Lv) e da densidade de superfície de área (Sv) apresentaram diminuição aos 45 dias de idade, e a densidade do comprimento do vaso (Lv) apresentou valor maior nos machos de 35 e 55 dias, enquanto que na densidade de superfície de áre(Sv) os valores variaram entre os sexos.
Palavras-chave: Gatos. Linfócitos T. Morfometria. Sistema Linfático. Timo (glândula endócrina).
|
1122 0 bytes USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Biotecnologia e Meio Ambiente: representações sociais de professores de Ciências |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
ALVES, Jussara Bernardo
O objetivo desta pesquisa foi explorar e analisar as Representações Sociais de Professores de Ciências sobre a Biotecnologia e o Meio Ambiente. Participaram como voluntários 55 professores de Ciências da Rede Estadual de Ensino do estado de São Paulo. Foi construído e aplicado um questionário contendo 28 questões, cujas dimensões envolveram: a) identificação dos professores, idade, sexo, tempo de magistério, instituição de formação e o ano de conclusão da graduação, local onde leciona, em que séries e períodos; b)Representações Sociais sobre Biotecnologia e Meio Ambiente, conhecimento e opinião sobre Biotecnologia Meio Ambiente e suas fontes de informações e c)Representações do PCN de Ciências –Meio Ambiente, e espaço para manifestações pessoais As respostas dadas às questões abertas foram analisadas pela Técnica de Análise de Conteúdos e as categorias foram expressas em porcentagens, assim como as respostas dadas às questões fechadas. Utilizou-se a análise estatística do qui quadrado para as análises das significâncias das diferenças entre as frequências das respostas. Dentre os principais resultados que podem ser destacados há necessidade de divulgação e esclarecimento aos professores sobre o que é a Biotecnologia e suas aplicações e sobre a formação do professor, mencionando a necessidade de capacitação ou orientações técnicas, como os assuntos relacionados à Biotecnologia, pois os professores e alunos necessitam de recursos e de fontes científicas seguras de informações, para que possam ter uma discussão reflexiva sobre o tema Biotecnologia. Em sua formação acadêmica, os professores receberam somente a transmissão de conhecimento e não aprimoraram sua didática e metodologia de ensino ao longo da sua prática docente. Os professores precisam articular e inovar conhecimentos e metodologias individual e coletivamente para melhor atender à sua prática pedagógica. É importante que o professor atualize constantemente o seu conhecimento, para que haja entendimentos e conhecimentos sobre de que maneira a ciência pode auxiliar e intervir no processo de ensino, que permita tratar de temas inovadores e atuais de forma crítica e construtiva. Os resultados desta pesquisa demonstram que, entre as aplicações da Biotecnologia a Representação Social dos transgênicos e a clonagem são os temas que os professores mais têm abordado. Nas Representações Sociais dos professores sobre o tema abordado, a análise dos resultados ficou muito prejudicada, pois havia frequente justificativa, pela falta de conhecimento científico e pela falta de informação quanto à segurança e a ética, em que eles descrevem sua preocupação sobre as consequencias da Biotecnologia no futuro. Observa-se que os participantes não conseguiam expressar seus conhecimentos sobre Biotecnologia, e também não houve tempo hábil para usar outros recursos que levassem o participantes, a expor, de maneira mais clara, os seus conhecimentos sobre a Biotecnologia, pela falta de clareza nas respostas e por não responderem às justificativas, o que prejudicou muito a discussão dos resultados.
Palavras-chave: Representações Sociais. Biotecnologia. Meio Ambiente.
|
15550 0 bytes Universidade de Mogi das Cruzes - UMC |
Categoria: Ciências Dissertações |
Sexualidade: reconstruindo compreensões de forma coletiva, partindo da visão dos adolescentes |
Versão: Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
BOURSCHEID, Jacinta Lourdes
Esta pesquisa teve por objetivo central investigar uma proposta de trabalho sobre sexualidade, construída a partir da percepção e questionamentos de dois grupos de alunos/adolescentes. Partindo do pressuposto de que a sexualidade implica a própria estruturação do sujeito, estando frente aos adolescentes os quais possuem interesses e necessidades, faz-se necessário o encaminhamento de atividades que busquem abordar cientificamente o tema sexualidade, procurando, ao mesmo tempo, um tipo de trabalho significativo para os envolvidos. Para tanto, escolhi duas turmas de alunos na fase da adolescência, iniciando com um grupo de dezenove alunos, sendo nove meninas e dez meninos, estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, com idade entre treze e dezesseis anos e outra turma de vinte e cinco alunos, treze meninas e doze meninos, com idade entre quatorze e dezenove anos, ambas da rede estadual de ensino de diferentes municípios. Estes alunos foram o canal para que essa pesquisa fosse desenvolvida e construída, pois a pesquisa embasada no educar pela pesquisa buscou mobilizar e envolver os alunos/adolescentes, proporcionando espaço para refletir e oportunizar 8 questionamentos, questionamentos estes que partiram das dúvidas existentes e foram as premissas norteadoras da presente proposta. A pesquisa consistiu em construir coletivamente respostas aos questionamentos levantados nos grupos. Deste processo emergiram na primeira escola cinco categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Iniciação sexual; Doenças sexualmente transmissíveis, Métodos contraceptivos e diversos. Na segunda escola surgiram sete categorias de questionamentos: Transformação do corpo; Sexo; Menstruação; Métodos contraceptivos; Doença sexualmente transmissível e Identidade sexual. Para cada uma delas foi organizado um grupo de alunos que, então, se mobilizaram em busca das respostas.
|
1446 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1125 |
Categoria: Ciências Dissertações |
Um estudo das mudanças relatadas por professores de Ciências a partir de uma ação de formação contin |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LELLIS, Luciana de Oliveira
Apesar de serem muitos e bem conhecidos os problemas relacionados ao ensino de Ciências, a formação dos professores, em geral, não tem se mostrado capaz de efetivar a superação deles. As evidências parecem indicar que entre as razões para a persistência desse quadro estão, de um lado, uma estrutura de formação que tende a alienar os professores do processo de formulação das soluções procuradas – atribuindo-lhes apenas o lugar de aplicadores de métodos e técnicas prontos – e, do outro lado, a grande resistência dos professores, tornada ainda maior, é claro, pelo fato de suas necessidades cotidianas não terem sido consideradas no desenvolvimento daqueles métodos e técnicas. Nóvoa, Zeichner, Carvalho e outros pesquisadores de diversas procedências têm defendido, como forma de enfrentar essa situação, a idéia de que a formação dos professores deveria assumir um caráter reflexivo que devolvesse a esses profissionais parte do controle sobre o seu próprio processo de aprimoramento. Partindo daí, esta pesquisa buscou investigar a possibilidade de uma ação de formação continuada de caráter reflexivo ter efetividade prática na promoção de mudanças significativas na visão e nas atitudes dos professores acerca de sua prática pedagógica. Assim, foi organizado um curso, realizado ao longo do ano de 2000, com a participação de vinte professores de Ciências de 5a a 8a séries, que foi a base para a coleta de dados para essa pesquisa. Além da observação direta desses professores, foram aplicados, ao longo do curso e ao seu término, diversos instrumentos de coleta de dados ( questionários, entrevistas e diários metacognitivos ). Os resultados obtidos sugerem que o curso provocou na grande maioria dos professores mudanças significativas na forma de enxergar os conteúdos, e para vários deles também na maneira de abordá-los em sala de aula. Além disso, vários outros tipos de mudanças foram relatadas, inclusive na relação com o aluno, na motivação e na autonomia do professor.
|
808 0 bytes USP |
|