Categoria: Ciências Dissertações |
Atividades de Campo no Ensino das Ciências: investigando concepções e práticas de um grupo de prof |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
VIVEIRO, Alessandra Aparecida
O ensino das ciências deve favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para tanto, o uso de diversas modalidades didáticas possibilita diferentes caminhos que conduzam ao aprendizado, envolvendo estudantes com interesses variados. Nesse sentido, as atividades de campo constituem uma modalidade didática importante, uma vez que permitem explorar conteúdos diversificados, motivam os estudantes, possibilitam o contato direto com o ambiente e a melhor compreensão dos fenômenos. No entanto, para que sejam eficazes, é imprescindível que sejam bem preparadas e adequadamente exploradas. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho teve por objetivo identificar e problematizar como um grupo de professores insere a Visita Científica à Bacia Hidrográfica do Rio Itaqueri, promovida pelo CDCC/USP, em sua prática pedagógica, visando discutir o papel das atividades de campo como modalidade didática no ensino das ciências. Procedeu-se a uma análise da proposta da visita, que apontou um forte enfoque para a temática ambiental. Um grupo de monitores foi entrevistado, procurando analisar o que estes esperavam dos professores e alunos que participavam da atividade. Por fim, sete professores, usuários freqüentes da visita, também participaram de uma entrevista, além de preencherem uma ficha que possibilitou a caracterização dos envolvidos. Os dados foram analisados qualitativamente, procurando investigar aspectos como a motivação dos professores para a realização de atividades de campo, a forma como as exploram em sala de aula, as dificuldades com as quais se deparam para realizá-las, e suas sugestões para melhoria da visita em questão. Notou-se predomínio do uso de atividades de campo para ilustração e/ou complementação de conteúdos conceituais abordados em sala de aula, com reduzida interação entre os diferentes componentes curriculares. Além disso, são pouco exploradas em programas de Educação Ambiental, havendo divergências entre as expectativas dos professores e a proposta da visita promovida pelo CDCC. Nesse sentido, apontou-se a necessidade de um roteiro mais maleável para a visita, de formação do professor para explorar as atividades de campo de maneira diversificada e não restrita aos conteúdos conceituais, além de uma adequada formação dos monitores que acompanham essas visitas.
Palavras-chave: Ensino das ciências. Atividades de campo. Professores de Ciências.
|
2773 0 bytes Universidade Estadual Paulista - Unesp |
Categoria: Ciências Dissertações |
A influência de contraceptivos orais combinados na condição periodontal |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
DOMINGUES, Roberta Santos
Durante as diferentes fases da vida, ocorrem alterações nos níveis dos hormônios sexuais no organismo. Estes períodos estão diretamente associados com episódios de inflamação periodontal exacerbada. Por isso, a relação entre níveis alterados dos hormônios sexuais e variações no grau de inflamação gengival tem sido estudada. Como os contraceptivos orais alteram artificialmente os níveis dos hormônios sexuais, o objetivo deste estudo é avaliar a influência de contraceptivos orais combinados atuais na condição periodontal de 25 mulheres entre 19 e 35 anos de idade que fazem uso deste medicamento pelo período mínimo de 12 meses em comparação ao grupo controle de 25 mulheres, dentro do mesmo limite de idade, que não fazem uso de contraceptivos orais. As pacientes foram avaliadas por examinador único, previamente treinado, cego em relação ao uso do contraceptivo, quanto às medidas de profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, índice de sangramento do sulco e índice de placa. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente segundo o teste t não pareado, teste de correlação de Pearson e teste de correlação de Spearman. Os resultados obtidos indicaram que mulheres que fazem uso de contraceptivos orais há mais de um ano apresentam maior profundidade de sondagem (2,228±0,011 x 2,154±0,012; p<0.0001), perda de inserção (0,435±0,01 x 0,412±0,01; p=0.11) e índice de sangramento do sulco (0,229±0,006 x 0,148±0,005, p<0.0001) do que o grupo controle, embora o índice de placa tenha sido menor no grupo teste do que no controle (0,206±0,007 x 0,303±0,008; p<0.0001). Não houve correlação entre o tempo de uso do medicamento, idade e nenhum dos parâmetros periodontais clínicos. Esses achados sugerem que o uso de contraceptivos orais combinados disponíveis atualmente no mercado pode influenciar a condição periodontal das pacientes, independentemente da quantidade de placa presente e do tempo de uso dos contraceptivos, resultando em maior inflamação da gengiva marginal.
Palavras-chave: Anticoncepcionais orais. Estrogênios. Gengivite. Periodontite. Progesterona.
|
1965 0 bytes USP |
Categoria: Ciências Dissertações |
Construção Coletiva de uma Horta Escolar: repercussões entre os alunos participantes |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
PETTER, Cláudia Maria Barth
Esta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos, em Estrela, com alunos das séries finais (5ª a 8ª), com o objetivo de detectar como a construção coletiva de uma horta escolar poderia repercutir nos hábitos de higiene e saúde dos alunos participantes. A partir de uma pesquisa prévia sobre os problemas mais significativos da comunidade de Moinhos, em que foi apontado o consumo de drogas como o maior problema, foi desencadeado um debate quanto à utilização produtiva e prazerosa do tempo livre, como forma de prevenir riscos de sua utilização inadequada em situações prejudiciais. Houve um consenso, que resultou na decisão de construção conjunta de uma horta escolar. A pesquisa, que envolveu a implementação e repercussões desse trabalho colaborativo, teve abordagem essencialmente qualitativa, conforme a metodologia de análise textual. Entre as repercussões identificadas entre os alunos, quanto aos hábitos de higiene e saúde, nos aspectos físico, mental e social, destacam-se: mudanças na dieta alimentar, com inclusão de hortaliças nas refeições; construção de hortas em suas residências; maior envolvimento em atividades escolares e extraclasse, especialmente em Ciências; participação mais ativa e diminuição da agressividade nas relações interpessoais em sala de aula; maior compromisso com trabalhos em grupo. Além disso, houve superação das expectativas, pelo envolvimento gradual de outros educadores e das demais turmas, o que resultou na extensão da proposta a toda comunidade escolar.
Palavras-chave: Horta Escolar. Higiene e Saúde. Planejamento Cooperativo. Construção Coletiva.
|
5543 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1124 |
Categoria: Ciências Dissertações |
A Visão do Professor de Ciências Sobre as Estações do Ano |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Everaldo José Machado de
No dia-a-dia escolar, é comum encontrar professores que vêm para as aulas de ciências com concepções prévias, que podem diferir substancialmente das ideias a serem ensinadas, dificultando o aprendizado de futuros conceitos científicos. Pretende-se discutir o ensino das Estações do Ano, uma vez que se observa grande tendência do professor de ciências em ensinar, e dos alunos em aprenderem as concepções alternativas do cotidiano, trazidas para a sala de aula. Este trabalho tem por objetivo analisar o estudo das estações do ano e as representações dos professores do ensino fundamental, avaliando as suas dificuldades em determinar o sentido correto dos conceitos e observando a metodologia que utilizam no ensino. Com essa análise, foi possível verificar que os conceitos nascem do sentido atribuídos às palavras. Tendo como foco da pesquisa o professor que utiliza de conhecimento prévio no decorrer de suas aulas, procurou-se entender, por meio de cinco entrevistas semiestruturadas, a relação que os professores tinham com os conteúdos relacionados no ensino das estações do ano, seus significados e suas interpretações. No desenvolvimento da pesquisa foi necessário recorrer a um levantamento bibliográfico sobre as concepções alternativas, presentes no ensino de astronomia. O estudo esteve alicerçado na formação dos conceitos descrito por Vygotsky (1998) e na análise do discurso de Orlandi (1997).
Palavras-chave: Estações do ano. Concepções alternativas. Significados. Ensino de Ciências.
|
5654 0 bytes Universidade Estadual de Londrina - UEL http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp002559.pdf |
Categoria: Ciências Dissertações |
Compostagem caseira como instrumento de Educação Ambiental e Minimização de Resíduos Sólidos Urbanos |
Versão: pdf Atualização: 19/3/2012 |
Descrição:
LAMANNA, Silvia Roberta
No Brasil, a parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) representa mais de 50% de sua composição, na grande maioria dos municípios. No entanto, a compostagem, como método de tratamento dos resíduos orgânicos, não é empregada como poderia, somente 1,5% dos RSU no país é compostado; mesmo a compostagem caseira sendo prática de baixo custo e apropriada a áreas residenciais não é usual. O presente trabalho enfatiza a educação ambiental (EA) como instrumento para a organização e participação social, visando à minimização de resíduos sólidos urbanos, através da implantação de composteiras caseiras. O enfoque é dado no envio dos resíduos orgânicos domiciliares para compostagem caseira e na incorporação de novos hábitos, após a execução de programa de educação ambiental em uma comunidade, do município de Campos do Jordão, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Compostagem. Educação Ambiental. Minimização de Resíduos. Resíduos sólidos urbanos.
|
3776 0 bytes Universidade de São Paulo - USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-05052008-111139/ |
|