Categoria: Filosofia Dissertações |
Elementos fundamentais da analitica transcendental de Kant |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
PIMENTA, Olavo Clabria
Neste trabalho identifiquei os elementos mais importantes envolvidos na argumentação de Kant na sua Analítica Transcendental, isto é, por um lado, as representações intuitivas (sensações, intuições empíricas, intuições puras e aparecimentos) tratadas na Estética Transcendental e, por outro, tanto as representações discursivas (conceitos) como as operações (associadas a unidades, regras e julgamentos) tratadas na sua Lógica Transcendental. Em relação a cada um destes elementos, faço um confronto entre trechos de diversas obras de Kant onde eles são explicitados, buscando identificar, nesta multiplicidade de descrições, informações complementares e/ou possíveis incoerências, na intenção de compreender cada um deles de maneira clara e precisa. Finalmente, exponho como Kant opera com tais elementos para resolver seu problema fundamental relacionado à possibilidade dos juízos sintéticos, inicialmente no Esquematismo dos conceitos e, depois, nas Proposições Fundamentais do entendimento puro.
Palavras-chave: Semântica. Lógica transcendental. Teoria do conhecimento. Transcendentalismo.
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Categoria: Filosofia Dissertações |
Os teoremas de incompletude de Godel |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Maria da Paz Nunes de
Em 1931, Godel apresentou dois Teoremas de Incompletude que, indiscutivelmente, foram os resultados mais importantes da Lógica no início deste século. Pretende-se, neste trabalho, apresentar uma demonstração detalhada do primeiro teorema, na qual, todas as fórmulas envolvidas sejam explicitadas. Essa demonstração baseia-se na ideia de autorreferência. Considera-se simultaneamente uma teoria formal (Aritmética de Peano) e uma Intuitiva (dos Números) para mostrar, via godelização, que as propriedades e operações de cunho sintático-morfológico da teoria formal são representáveis nela própria. Garantida essa representação através de um Teorema de Completude Parcial. Demonstra-se o primeiro teorema a partir do Lema da Diagonal, para em seguida apresentar a demonstração usual do segundo que pressupõe a formalização de certas condições de derivabilidade.
Palavras-chave: Matemática. Filosofia. Lógica simbólica e Matemática.
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Categoria: Filosofia Dissertações |
O percurso do logos na "poetica" de Aristóteles |
Versão: Atualização: 29/4/2013 |
Descrição:
GUIMARÃES, Deborah Vogelsander
Neste trabalho será exposto o texto aristotélico "Sobre a Poética", ao qual nos referiremos como "Poética", em especial nos capítulos 6,9 e 21 de maneira que, em conjunto com a exposição do Livro 11da "Retórica", também de Aristóteles, se possa responder a questão: de que maneira uma composição poética se aproxima de uma composição retórica no âmbito específico de seus conteúdos? A resposta a esta questão deve levar ao reconhecimento de um conteúdo ético para ambas as composições. O estudo dos dois textos deve servir, também, para aproximar a estudo da poesia ao estudo da lógica e da metafísica aristotélica, em um retorno aos primeiros tradutores da "Poética", no século XVI.
Palavras-chave: Poética. Estética. Filosofia antiga.Teatro grego. Tragédia. História e crítica.
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Categoria: Filosofia Dissertações |
A Construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio |
Versão: Atualização: 26/4/2013 |
Descrição:
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli
A construção do lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio: análise a partir da compreensão dos professores de Filosofia da escola pública paranaense. Esta pesquisa busca entender o sentido e o lugar que a Filosofia ocupa como componente curricular do Ensino Médio da escola pública paranaense. Investiga, nos documentos produzidos por professores de Filosofia, os diferentes modos de compreender a natureza do conhecimento filosófico, seus objetivos, conteúdos e métodos de ensino a fim de estabelecer a relação entre esta compreensão e o lugar da Filosofia no currículo do Ensino Médio. Para localizar o objeto de estudo no campo da pesquisa educacional, buscou-se a compreensão de alguns aspectos do Ensino Médio como etapa final da educação básica, contextualizando a educação, a escola e a Filosofia como lugar da experiência. O lugar é construído por meio de políticas educacionais, inseridas no contexto da lógica capitalista, pelos sujeitos do Ensino Médio, professores e estudantes, com suas identidades de classe e culturais e pelo currículo como construção social.
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