Educadores

Ínicio : História : Dissertações : 

Produções de Profissionais da Seed: Dissertações (26)


Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O lugar da experiência nos currículos de História (1975-1998) Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Eduardo Augusto

Apoiando-se nos estudos pós-críticos do currículo, este trabalho se propõe a analisar, numa perspectiva histórica, os três últimos currículos de História paulistas (Guia Curricular para o Ensino de 1º grau de 1975, a Proposta Curricular para o Ensino de História de 1º grau de 1986, a Proposta Curricular de História para o 1º grau de 1992), além do PCN de História de 1998.

Palavras-chave: Currículos escolares. Ensino de História. Estudos pós-críticos.

Downloads 1236  1236  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FEUSP - USP  Site http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/indice-geral-da-pos-graduacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O uso da imagem nas aulas de História Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
BARROS, Ricardo

Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar como se dá a utilização da imagem pelos professores de História do ensino básico em escolas públicas da região central da cidade de São Paulo, por meio da análise do discurso dos professores... Por meio dessa teoria procurou-se compreender como o professor de História do Ensino Básico lida com as imagens na sala de aula: se ele permite aos alunos lê-las, compreendê-las e interpretá-las.

Palavras-chave: Artes visuais. Cultura. Didática da História. Educação. História. Representações sociais.

Downloads 1087  1087  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FEUSP - USP  Site http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/indice-geral-da-pos-graduacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Rememorar a experiência docente: relatos de professores de história da rede pública estadual de São Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
PINCHEIRA, Andrés Evaristo Reyes

Esta é uma pesquisa que se inscreve nos estudos autobiográficos. Por meio de relatos de sujeitos que construíram sua experiência como professores de História na rede pública estadual, procurou-se investigar dimensões do trabalho docente no Estado de São Paulo. O objetivo é deslindar como os sujeitos percebem a sua existência como professor, constroem a sua identidade, avaliam seu percurso no trabalho docente. Assim, por meio das rememorações, histórias de vida, o que se quer é apreender a historicidade de seu desenvolvimento profissional e, dessa forma, os múltiplos processos que ajudaram a constitui-lo na totalidade dos processos formativos. O texto que ora apresentamos centrou-se na análise em três fatores da prática docente. Em primeiro lugar, descrevemos e analisamos os dilemas da formação inicial, Básica e Superior, um processo de ensino e aprendizagem que foi marcado por práticas docentes fragmentadas, sem inter-relação entre as disciplinas e a falta de um trabalho pautado no diálogo. A seguir, analisamos a trajetória do ensinar História na escola, entrecruzando as falas dos professores entrevistados com documentos oficiais, buscamos discutir as finalidades dessa disciplina escolar, seus métodos de ensino e as controvérsias em torno da ideia de professor "tradicional", perspectivas que dicotomizam um ensino "centrado no aluno" versus um ensino "centrado no professor". Finalmente, analisamos o lócus no qual esses sujeitos exerceram a sua experiência docente: a escola pública estadual. Assim, são discutidas questões relativas às condições de trabalho, a deterioração da escola, o trabalho solitário. Efetuamos também uma discussão acerca da idéia de cidadania por meio da elaboração do projeto político-pedagógico da escola numa perspectiva da cidadania ativa, participativa, na qual os sujeitos que compõem a comunidade escolar possam discutir suas necessidades e as finalidades. Por meio deste estudo concluímos como a escola pública se deteriorou, principalmente, com as "políticas públicas" neoliberais, na qual a cidadania é percebida como uma relação de mercado e participação como sinônimo de trabalho voluntário na escola. Dessa forma, ocorre um processo de expulsão de professores da rede pública estadual.

Palavras-chave: Ensino básico. Ensino de História. Experiência docente. Formação inicial. Políticas públicas educacionais. Professores de História.

Downloads 2491  2491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FEUSP - USP  Site http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/indice-geral-da-pos-graduacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!A cultura material na didática da História Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
PREGNOLATTO, Felipe Pascuet

A presente dissertação aponta o tratamento dado à Cultura Material nos livros didáticos de História. A amostra constitui-se de todos os livros didáticos aprovados pelo PNLD 2003, criando-se um banco de dados contendo todas as imagens neles contidas. Nesse banco de dados, as imagens são divididas em três categorias principais: vestígios arqueológicos, mediações interpretativas e fotos. A seguir, considera-se o meio (pintura a óleo, gravura, têmpera, aquarela, escultura, estruturas urbanas e rurais...) e o suporte (tela, mural, papel...) das imagens. Tabulados e quantificados os dados, comparecem quadros indicativos por culturas e por problemas. Ausências e presenças são analisadas assim como as legendas das imagens e o manual do professor, constatando-se o uso ainda meramente ilustrativo da cultura material, que se explica por sugestões referentes à formação do historiador brasileiro.

Palavras-chave: Antiguidade. Cultura material. Ensino de História. Imagem. Livro didático.

Downloads 1538  1538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!O processo de produção de minisséries históricas: o passado romantizado Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
RAUS, Maria Angela

O trabalho que apresentamos tem como objeto de estudo a teledramaturgia baseada em acontecimentos históricos. Selecionamos como fonte duas minisséries de cunho histórico: A Muralha e Um Só Coração, produzidas pela TV Globo, e destacamos a autora Maria Adelaide Amaral. O objetivo inicial era comparar as narrativas ficcionais com o conhecimento histórico. Porém, no decorrer da pesquisa encontramos um produto cultural coletivo e industrial que se utiliza de informações históricas para construir uma narrativa ficcional particular. As minisséries históricas foram selecionadas por tratarem a respeito de temas relativos à história da cidade de São Paulo.

Palavras-chave: História. Maria Adelaide Amaral. Minisséries. São Paulo. Telenovela.

Downloads 7180  7180  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Cor, pobreza e ação afirmativa:. o projeto Geração XXI (SP, 1999/2006) Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
KASAI, Maria Inez Nunes

O processo de desenvolvimento intelectual e moral do ser humano como instrumento básico para a inclusão de jovens negros na sociedade paulistana e o impacto do Projeto Geração XXI na vida de vinte um (21) deles, constituem o tema desta Dissertação. E tem como meta retratar, analisar e historicizar o Projeto Geração XXI, da Ong Geledés - Instituto da Mulher Negra. Levanto a discussão relacionada a não existência de racismo contra o afro-descendente no Brasil.

Palavras-chave: Afro-descendente. Exclusão. Geledés. Inclusão. Negros. Processo de desenvolvimento intelectual e moral. Projeto Geração XXI. Racismo.

Downloads 819  819  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11072007-104623/publico/TESE_MARIA_INES_NUNES_K
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!A educação como um direito no Brasil de 1988 a 2000: prisma da legislação Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
LIMA, Mariana Rodrigues de

Tendo como fonte os textos legislativos internacionais e nacionais que se referem ao Direito a Educação, procedendo a uma analise interna destes textos e uma analise comparativa entre estes textos, extraímos os valores, princípios e orientações básicas dessa legislação internacional e nacional, e percebemos a influência, o monitoramento da legislação internacional, na construção do Direito à Educação na Legislação brasileira.

Palavras-chave: Criança. Direitos Humanos. Educação. História. Legislação.

Downloads 1747  1747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Padre Vieira: sonhos proféticos, profecias oníricas. O tempo do Quinto Império nos sermões de Xavier Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
LIMA, Luis Filipe Silverio

O objetivo desta pesquisa é investigar os sonhos proféticos dentro dos sermões de Xavier Dormindo do jesuíta português Antonio Vieira (1608-1697), observando a questão do tempo. Além de questões pouco abordadas nos estudos vieirenses, os sonhos, a profecia e o tempo se configuram como elementos para uma compreensão do V Império, matéria à qual Vieira se dedicou durante grande parte de sua vida e possível chave para a confecção de uma "Teoria Geral do Pe. Vieira" .

Palavras-chave: Padre Antonio Vieira. Profecia. Quinto Império. São Francisco Xavier. Sermões. Sonhos. Tempo.

Downloads 1495  1495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHS - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/hs
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!Acumulação de capital e inovação tecnológica: a experiência brasileira durante o regime militar 1964 Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
CARVALHO, Gabriel Alves de Miranda

A acumulação de capital é analisada em meio à busca governamental por inovação tecnológica, no período compreendido entre 1964 e 1985, configurando o crescimento econômico característico do regime militar. A inovação tecnológica esteve subordinada à acumulação de capital e manifestou-se: (a) nas mudanças legislativas e normativas; (b) na elevação da produtividade ou aumento do produto por homem-hora; (c) na diminuição da taxa de emprego e no rebaixamento dos salários. Delfim Netto caracterizava "inovação tecnológica" como uma "maneira de capturar tudo aquilo que os modelos de crescimento econômico não abordaram".

Palavras-chave: Concentração de renda. Crescimento econômico. Endividamento externo. Expansão financeira. Monopolização industrial.

Downloads 1019  1019  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PPGHE - USP  Site http://historia.fflch.usp.br/posgraduacao/he
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Dissertações
Fazer Download agora!A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da Popular Versão: PDF
Atualização:  24/10/2013
Descrição:
MARTINS, Luciana Conrado

Esta pesquisa versa sobre as relações museu/escola. Identifica e confronta os discursos e as práticas educacionais dos profissionais envolvidos. Inserido em uma perspectiva qualitativa de pesquisa em educação, o estudo analisa as práticas presentes na visita de escolas ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Considera-se que os educadores de museus são portadores de um conhecimento empírico e teórico que é, em grande medida, o responsável pela normatização das atividades educacionais da instituição onde estão inseridos.

Palavras-chave: Escola. Museu. Parceria. Pesquisa em educação de museus. Práticas pedagógicas. Saberes do educador de museus. Saberes do professor.

Downloads 1062  1062  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FEUSP - USP  Site http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/institucional
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 »