Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
Linha sobre linha. Investigação sobre a sociologia da dominação carismática e da cotidianização do c |
Versão: Atualização: 4/10/2010 |
Descrição:
NEVES, André Ruz
A pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação sócio-histórica do processo de cotidianização do carisma no mormonismo procurando apreender a transformação do carisma religioso-profético e, assim reunir elementos que possibilitem consolidar, a partir de um caso particular, uma teoria mais geral da ocorrência de tais processos sociais. A investigação buscou encontrar, no emaranhado de lutas por poder e chances de prestígio, o fio condutor pelo qual se desenrolou o processo de transformação de um movimento religioso carismático, de religiosidade altamente emotivo-pneumática a uma religião desencantada, hierarquizada e institucionalizada. Para isso utilizou-se farta documentação e interpretação histórica que permitiu uma observação mais detalhada dos fenômenos sociais investigados. No plano teórico-metodológico empregou-se como instrumental teórico fundamental de pesquisa, primeiramente a teoria da dominação carismática de Max Weber, sua teorização dos processos de transformação do carisma e sua sociologia da religião. O outro referencial teórico imprescindível encontra-se na obra do sociólogo alemão Norbert Elias, a saber, seus conceitos de psicogênese e sociogênese, figuração, processo de monopolização, equilíbrio das tensões entre outros, que permitiram um acesso privilegiado ao processo de longo prazo que conformou e solidificou o carisma genuíno do profeta-fundador Joseph Smith em uma religião ritualizada e uma instituição hierarquizada.
Palavras-chave: Religião. Movimento. Transformação.
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1001 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O bem e o mal na Terra Média: a filosofia de Santo Agostinho em O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolki |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
KLAUTAU, Diego Genu
O Bem e o Mal sempre foram questões que preocuparam a humanidade. Seja através da religião, da filosofia, e da arte, tais temas foram sempre abordados pelos homens. A justificativa desta pesquisa se coloca na reflexão de uma existência de significado e sabedoria em tempos anteriores à modernidade. Para esta, sua existência seria o desenrolar para o progresso e libertação do homem, desclassificando tudo o que existia antes como perda de tempo e inútil. O Cristianismo de Santo Agostinho responde de forma diferente a tais questões. Na literatura de Tolkien, estas expressões muitas vezes se tocam e se afastam. A falência das propostas modernas promove na literatura de Tolkien uma possibilidade de encontrar esta discussão. Através de diversas fontes mitológicas e de tradições cristãs medievais, Tolkien cria, ou ‘sub-cria’, um mundo em que o Bem e o Mal são explícitos, ao mesmo tempo sutis e quase tênues. O tempo não é tudo. Nem tudo se explica pela história. Algo, que passa pela história, mas não está presa a ela, se apresenta na obra literária de Tolkien. Para tentar entender esta tensão, entre a presença da história e o movimento de libertação dela, é necessário entender o que é o Bem e o que é o Mal, pois categorias impulsionadoras da crítica presente na obra literária O Senhor dos Anéis. O método básico é a revisão bibliográfica, através da interpretação da literatura como constituída de filosofia de Agostinho, e assim apresentando uma crítica ao contexto histórico em que foi produzida. Como procedimento geral de raciocínio elaboramos o roteiro de pesquisa, baseado na comprovação da hipótese, avaliando os personagens de O Senhor dos Anéis como chaves para a compreensão dos conceitos de Bem e de Mal numa leitura agostiniana. Reconhecer numa literatura fantástica, um encontro do homem com suas reflexões profundas, de natureza ética e moral, as ditas virtudes cardeais de Santo Agostinho, baseada num trabalho de pesquisa literária e histórica, é um caminho para o próprio sentido da vida.
Palavras-chave: Literatura. Santo Agostinho. Tolkien. Senhor dos Anéis.
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8939 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=88954 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O corpo como espaço de louvor e adoração mediante a dança |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Keila Márcia Ferreira De Macêdo
O objeto desta dissertação é o corpo que louva e adora ao Sagrado, mediante a dança. E para que seja compreendido esse objeto, primeiro foi feito um recorte histórico do corpo no judaísmo, depois falou-se sobre o corpo numa visão dual grega que persiste até nossos dias. Discutiu-se, também, sobre esse corpo, do pentecostalismo ao neopentecostalismo, percebendo que o mesmo é visto como Templo do Espírito Santo e, por fim, buscou-se conhecer esse corpo na perspectiva de uma abordagem fenomenológica. Foram coletados discursos de 08 (oito) sujeitos, que experimentam a vivência da dança em seus corpos nos cultos evangélicos. Além dos discursos formais, também contou-se com a ajuda de discursos informais e observações, não havendo preocupação com estilos predeterminados de dança, mas sim com a vivência e o olhar de cada sujeito para com a experiência de colocar seu corpo para adorar ao Sagrado. A partir dos discursos coletados, orientados pela interrogação "Como é o corpo que louva e adora a Deus, mediante a dança?", foram trilhados os entendimentos e reflexões em busca de conhecer o corpo que dança com os próprios olhares. Olhou-se para o corpo que dança com outros sentidos, e sentido por pessoas que são consideradas adoradores nos cultos evangélicos. Assim, consoante os fundamentos da pesquisa fenomenológica, buscou-se encontrar uma perspectiva particular, e totalmente hermenêutica em um dado momento; olhou-se para o fenômeno situado, buscando um aprofundamento na essência do universo em questão.
Palavras-chave: Corpo. Louvor. Adoração. Dança.
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1919 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=84171 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O desenvolvimento do julgamento moral e a educação de valores na disciplina de ensino religioso |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
SEBBEN, Kelly Sartori
O presente trabalho tem o propósito de descrever etapas da história recente da disciplina de Ensino Religioso, sua trajetória e atual legislação, entender o desenvolvimento moral do indivíduo, observando as fases que o mesmo passa até chegar a um nível de maturidade em termos de moralidade; definir o que são valores, perceber como podem ser trabalhados na disciplina de Ensino Religioso e verificar se a educação de valores está presente na mesma. O objetivo dessa pesquisa é realizar um estudo sobre o desenvolvimento do julgamento moral na infância e pré-adolescência (educandos e educandas do Ensino Fundamental) e também sobre uma educação moral por meio de uma educação de valores na escola, especificamente na disciplina de Ensino Religioso. A pesquisa foi efetivada através de uma revisão bibliográfica e pesquisa social numa escola estadual, na cidade de Passo Fundo/RS. O método utilizado para a abordagem do problema foi o qualitativo, e quanto ao objetivo geral, em termos de instrumento de coleta de dados, utilizaram-se dois questionários, sendo que um foi respondido por educadores/as e o outro pelos educandos/as da escola, visando identificar o que é trabalhado na disciplina de Ensino Religioso e se a educação de valores está inserida no meio educacional. Como resultados, pode-se afirmar que a educação de valores está presente, mesmo que implicitamente, na disciplina de Ensino Religioso da escola pesquisada.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Educação integral. Desenvolvimento moral. Valores.
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3122 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=61956 |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O Fenômeno da Igreja Eletrônica: Deus está no ar |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
ALVES, Carlos Alberto Rodrigues
A Igreja Eletrônica (IE), nome consignado a um jeito novo de se propagar a religião, tem sua implantação e ascensão na América Latina coincidente com a expansão do capitalismo norte americano que lhe emprestou algumas de suas características extrínsecas como consumismo e individualismo. Como produto importado, cresceu no vácuo social de um espírito sem visão crítica. Os acenos de sucesso na vida para um público com dificuldades de superar a problemática do cotidiano, sempre soaram como forte apelo na audiência. Custos altos na programação e deficiência na linguagem televisiva sempre foram problemas na história da IE, porém, os "profetas eletrônicos", que resistiram a estes reveses, marcaram posição firme na batalha da divulgação de sua religião. Segundo o teólogo e sociólogo ASSMANN1 (1985), a IE, dado ao seu ethos histórico e a sua ideologia, não passa de uma indústria mercantilista do sagrado. Ao que poderíamos acrescentar com ADORNO (1978) e MARCUSE (1974), uma indústria cultural marcada pelo aligeiramento do raciocínio. Acrescente-se a esta análise o fato da IE ser extremamente anti - ecumênica, uma vez que a guerra da audiência faz evidenciar o triunfo do proselitismo sobre a unidade religiosa.
Palavras-chave: Igreja eletrônica. Mídia. Fé. Templo eletrônico.
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1310 0 bytes Universidade Federal de Santa Catarina http://enviado pelo autor |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O gênero editorial e a polêmica do ensino religioso |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
CARVALHO, Francisco de Assis
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. O corpus compreende quatro editoriais, sendo dois do jornal O Globo e dois do jornal Folha de São Paulo, todos veiculados no período de 2003 a 2004. O foco da pesquisa se concentra na observação de como são utilizadas as estratégias discursivas no desenvolvimento desse discurso que pode ser analisado como polêmico e como se dá o processo argumentativo, visando a destacar marcas ideológicas das relações que estão implícitas na produção desse discurso. Alicerçamos nossos estudos na Teoria da Argumentação, a partir do que indicam Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (2000), e na Análise Critica do Discurso (ACD), segundo as pesquisas de Teun A. van Dijk (1983; 2000; 2004 e 2005), entre outros. Como todo fato divulgado pela imprensa não pode ser apartado de seu contexto específico de produção, este trabalho também observa como os decretos indicaram a implantação do ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro dentro dos parâmetros político-educacionais, buscando destacar, por meio da análise do Corpus, o papel desempenhado pela mídia (a imprensa) como construtora de imagens e sentidos.
Palavras-chave: Argumentação e retórica. Editorial. Ensino religioso. Ideologia. Jornalismo.
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846 0 bytes USP http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04062008-102007/ |
Categoria: Ensino Religioso Dissertações |
O sagrado na literatura infantil brasileira de 1950 a 1985 |
Versão: pdf Atualização: 27/4/2012 |
Descrição:
PIEDADE, Amir Aparecido dos Santos
Este trabalho analisa a Literatura Infantil brasileira no período de 1950 a 1985 e tem como objetivo principal identificar em quais autores, cujas obras estão publicadas até hoje, se encontram referenciais ao Sagrado, seja em poesia ou prosa. A metodologia utilizada foi a pesquisa em publicações de Literatura Infantil e a hermenêutica das obras dos autores selecionados. A hipótese é que as marcas do Sagrado deixadas pelos autores em nenhum momento devem ser vistas como evangelização e catequese, mas como encontro lúdico e amoroso com o Transcendente. E, também, podem servir de orientação para os novos autores e para o mercado editorial que não há problema algum em publicar textos que contenham representações, símbolos ou manifestações do Sagrado para crianças, pelo contrário, ajuda-as a vivenciarem a experiência com o Sagrado como parte integrante de sua formação e que pode acompanhá-las, sem nenhum problema, pela vida afora, contribuindo à formação individual e coletiva e a busca de compreensão para os grandes questionamentos existenciais da humanidade.
Palavras-chave: Literatura Infantil. Sagrado. Poesia. Transcendente. Criança. Educação. Religiosidade.
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6516 0 bytes Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=30705 |
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